Chão do Pisco : Incêndio junto ao caminho de ferro alegadamente provocado por um comboio

Foi nas proximidades da Zona Industrial do Chão do Pisco (entre Nelas e Canas de Senhorim), junto à linha da Beira Alta, que hoje se registou mais um incêndio, colocando em risco algumas habitações e tendo resultado na devastação de alguns hectares de mato e floresta, numa área muito extensa. De acordo com informações que obtivemos, o fogo poderá ter tido origem nos freios das rodas do comboio, que terão lançado fagulhas na área circundante. As altas temperaturas que hoje se estão a fazer sentir um pouco por todo o país e na Beira Alta em particular, foram também um fator muito adverso. A linha da Beira Alta esteve cortada por várias horas, mas os operacionais envolvidos no combate, auxiliados por meios aéreos, acabaram por dar o incêndio como circunscrito ainda durante a tarde.

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, já veio agradecer o trabalho dos Bombeiros e outras entidades, na página da autarquia na rede social Facebook :

“A Câmara Municipal de Nelas felicita e agradece a todos os Agentes de Proteção Civil locais e distritais, especialmente aos Bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim, e também aos Serviços Municipais de Proteção Civil o esforço e prontidão com que combateram o inicio de incêndio hoje de manhã ocorrido junto à Zona Industrial do Chão do Pisco, entre Nelas e Canas de Senhorim.
Igual agradecimento se estende às Corporações de Bombeiros de concelhos vizinhos para aqui mobilizadas.
Realça-se, além das ações de combate ao incêndio, todos os trabalhos no âmbito da prevenção que foram concretizados anteriormente em estreita colaboração entre os Bombeiros e os Serviços da Câmara Municipal, na identificação dos riscos e na criação de uma faixa limpa de proteção em particular na referida Zona Industrial.
A Comunidade Municipal, por intermédio desta Instituição, não pode deixar de estar grata a todos pelo excelente trabalho”.



Fotos : Alexandre Borges

Foto : CM de Nelas