Vinhos para levar na mala …

Agosto :  o pensamento comum são os dias de descanso bem merecidos… muito provavelmente no litoral, à beira do mar.
Se é fã de vinhos do Dão, como eu, bem sabe que por vezes é difícil encontrar uma boa seleção a sul do país. Seja em restaurantes ou supermercados predominam verdes e alentejanos das marcas mais populares… por isso vou sempre prevenida de casa! E como o espaço na mala é sempre escasso, deixo aqui alguns conselhos para que a escolha seja acertada.
Para começar, imaginando um final de tarde à beira do mar, um espumante bem gelado combina na perfeição. Sozinho ou em sangria (feita apenas com espumante e frutos vermelhos), é uma das minhas bebidas de eleição para férias.
Falando de brancos, qualquer um vai bem, desde os vinhos mais leves até aos mais encorpados.
Férias na costa exigem refeições de marisco fresco, que ligam bem com um bom Encruzado. Este vinho combina também com uma caldeirada de peixe, por exemplo, ou qualquer prato de bacalhau. Se a opção for um peixe fresco grelhado, então é melhor escolher um vinho mais leve e delicado, de lote, com malvasia, bical ou cerceal, de preferência sem estágio em barrica.
Se prefere tintos, a escolha deverá recair nos “entrada de gama”, que são normalmente mais frutados, leves e mais em conta! Acompanham desde a tradicional sardinha assada a um churrasco no quintal. Se quiser escolher um tinto para um jantar mais especial, existem excelentes varietais de Jaen que conjugam muito com o verão!
Boas férias!
Lúcia Freitas – Enóloga

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies