Ação de sensibilização para cuidadores informais juntos mais de 80 pessoas no Multiusos de Nelas

O Serviço de Apoio à Economia Social do Municipio de Nelas apresentou ontem, 30 de julho, no Auditório do Edifício Multiusos uma ação de sensibilização sobre a temática os CUIDADORES INFORMAIS, para uma plateia que reuniu mais de 80 pessoas.
Sendo o painel desta atividade um conjunto de profissionais ligados à área da saúde, e em particular aos Cuidados Continuados Integrados, ao Apoio Informal a Idosos ou a Pessoas com Alzheimer, o debate centrou-se na importância e nas dificuldades que o CUIDADOR tem, uma vez que este chama a si, na maioria dos casos voluntariamente, a responsabilidade sobre alguém que já não reúne condições para desenvolver as suas atividades da vida diária de uma forma autónoma.
“Sinta-se orgulhoso com os cuidados e com o conforto que está oferecer”; “Cuidar para ter uma pessoa feliz e que nos dá felicidade”; “Melhorar a qualidade de vida do dependente e minorar o stress do cuidador informal”; “O cuidador é na maioria dos casos uma pessoa que também tem problemas”- estas foram frases que se foram ouvindo durante as apresentações e que serviram para alimentar o debate que passou ainda pela constatação da falta de apoio legislativo que o CUIDADOR enfrenta e que o pode encaminhar para uma situação de maior vulnerabilidade social.
O balanço da ação ficou a cargo da vereadora do pelouro que sublinhou a importância desta problemática e uma vez mais assumiu a vontade que o executivo tem em dinamizar a Rede Social, promovendo bancos de voluntariado locais e fortalecer a aposta na Universidade Sénior, bem como de estabelecer compromissos com os elementos da comunidade para fortalecer laços de apoio aos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que por vezes não conseguem obter respostas.
CM de Nelas

1 comentário a "Ação de sensibilização para cuidadores informais juntos mais de 80 pessoas no Multiusos de Nelas"

  1. Um excelente ato de campanha eleitoral.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies