Bombeiros de Nelas passam a Posto de Emergência Médica do INEM

A corporação Nelense, vai passar, a partir de 28 de Julho, a Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM, depois de ter apostado na formação dos seus elementos nos últimos 2 anos, onde desde há algum tempo conta em permanência com elementos diferenciados e com formação especifica em emergência pré hospitalar (TAS).

Passando de 3 elementos formados em 2012 para 10 à data e estando previsto no inicio de outubro a formação de mais 12 elementos, perfazendo o total de 22 elementos ao serviço.
Assim no próximo dia 28, na Praça do Império perto do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, às 10h30, será entregue à corporação o novo meio.
“Consideramos mais um objetivo alcançado e que o trabalho diário de todos neste corpo de bombeiros ao serviço da população se traduz na qualidade que se pretende e com resultados evidentes”, declara a Associação dos Bombeiros Voluntários de Nelas, na sua página na rede social Facebook.

35 comentários a "Bombeiros de Nelas passam a Posto de Emergência Médica do INEM"

  1. Se ler bem na noticia ainda so tem 10 pessoas que podem tripular a mesma. As outras 12 vao fazer formacao. Podendo ou nao ser aprovadas.
    Cumprimentos

  2. falta saber qual a corporação do concelho que tem sido mais eficaz e quem tem o maior numero de TAS formados Canas ou Nelas?

  3. A dor de cotovelo é mesmo muito "dolorosa"

  4. Não interessa quem tem mais TAS, sabemos bem que é Canas, mas nós somos sede do concelho.
    Mas como somos um pouquito humildes vamos pedir ajuda aos vossos 30 TAS atualmente em funções.
    Parabéns aos BV Nelas, embora reconheça a injustiça dos srs. Do INEM relativamente aos BV Canas.
    Parabéns e façam o favor de se empenharem cada vez mais porque as responsabilidades serão maiores…

    • Um pouquito humildes? LOOOOL!
      Humildade não é isso, humildade seria se tivessem chegado a conclusão que não teriam meios humanos suficientes para tripular a mesma..

  5. Marta Santos | 24 Julho, 2015 às 13:15 |

    Ainda bem.Espero que BS não vá se mostrar, mas quero que vá a Lisboa o vice presidente que sabe do assunto.

  6. Oh meu deus..

  7. aqui temos um exemplo em que a EXCELÊNCIA de desempenho dos bombeiros de Canas É PENALIZADA pelos incompetentes deste país e pelas manobras locais golpistas.

  8. anónimo de 24 de julho de 2015 às 10:00
    "…dor de cotovelo" essa dá para rir. È pacifico que a corporação de Canas é a mais capaz, com desempenho reconhecido e de uma regularidade assinalável.
    O resto são jogadas, sendo que quem vai perder vão ser os utentes. Se estiver capaz de decidir vou sempre recorrer ao profissionalismo e competência dos Bombeiros de Canas.

  9. O requisito é ser sede de concelho? E a área operacional? E o numero de serviços?

  10. Já em 2013 estava prevista a atribuição de uma ambulância de socorro do INEM a Nelas, segundo informação interna da referida entidade (site INEM). Quanto ao "prurido" de quem mereçe mais o referido meio, acho sem sentido. Quanto muito, aproveitem os elementos formados de ambas as corporações e façam uma escala conjunta de serviço. Será assim tão difícil pelo superior interesse da população, ainda mais num Concelho tão pequeno como o de Nelas? Parabéns aos Bombeiros do Concelho de Nelas pelo esforço e dedicação que têm dado em prol dos outros. Que este novo meio seja uma forma de aproximação e não de afastamento das Corporações.

    • Essa foi para ter graça? Sao coorporacoes de bombeiros diferentes, ate eu, que nao percebo nada disso, sei que o mesmo e impossivel.
      Se a mesma foi entregue aos Bombeiros de Nelas, eles é que tem que assumir, e nao os Bombeiros de Canas. Quem nao sabe nao deve falar.

    • Concerteza amigo de 27 de julho de 2015 às 00:33, sou um leigo nesta matéria, dei simplesmente a minha opinião. Quem de direito que pese na consciência se a atribuição foi correta ou não…

  11. É vergonhoso como pessoas com responsabilidades dentro dos corpos de bombeiros alimentam estas guerras no Facebook.
    Por favor não discutam a cor de uma ambulância. Não é por ser vermelha ou amarela que aumenta ou diminui a qualidade do serviço prestado. Porque não é a ambulância que presta o serviço mas sim as pessoas que a tripulam.
    Ainda há uns meses atrás um familiar meu teve um acidente de viação na área de atuação dos BV Nelas, e foi socorrida por os próprios. À vítima foi pedido para se deslocar até a ambulância e se deitar na maca para ser "empacotada" digo empacotada porque se fosse imobilizada teria de ser, sem a vítima se mecher e no local onde estava.
    O que fizeram foi empacotar a vítima para a entregarem toda bonita no hospital.

    ISTO SIM. É NO MEU VER PREOCUPANTE! PORQUE SÃO ESTES HOMENS E MULHERES QUE VÃO TRIPULAR A AMBULÂNCIA AMARELA ATRIBUIDA AO NOSSO CONCELHO

    • ''É vergonhoso como pessoas com responsabilidades dentro dos corpos de bombeiros alimentam estas guerras no Facebook.'' é irónico como vem dizer isto mas está a descer ao mesmo nivel ou pior logo a seguir….

    • O que é vergonhoso é o seu comentário anónimo de 25 de julho às 15:45h.
      Começa muito bem e acaba desastradamente…
      Começa por dar lições de moral e depois incendeia ainda mais, ainda por cima, pelo teor do comentário, é alguém com conhecimento interno das corporações.
      Enfim… triste concelho com guerrinhas de alecrim e manjerona.

  12. Ora bolas, tanto alarido por causa de um meio de socorro. Toda esta confusão reflete o estado da nossa Nação: Se não temos ambulância no Concelho, é uma injustiça e tal, pelos acidentes rodoviários graves que se têm dado, etc, etc; Se temos ambulância, deveria ser atribuída a X e não Y, porque isto, porque aquilo. Não estou a ver a mesma confusão com o nosso vizinho Carregal do Sal VS Cabanas de Viriato. Enfim, outras mentalidades…

  13. boa noite. o ditado "Deus dá nozes a quem não tem dentes", já é um ditado muito antigo. espero que com a chegada da pem ao concelho a área de actuação onde ela vai actuar, passe pelo menos agora a andar dentro da lei, o que até agora nao acontecia. não podemos contar com os outros 12 novos TAS, pelo menos para já, isto porque ela tem de ser assegurada pelos mesmos desde o 1º dia e não a partir de dezembro que é quando a próxima fornada está pronta.
    Será que a fonte da formação no inem já secou ? Ou já se chatearam as comadres?
    Já se ouviu a palavra recenseamento nos bombeiros de nelas? é que até a bem pouco tempo isso não existia lá.
    As coisas quando são adquiridas pelo fruto do nosso trabalho têm outro sabor, será esse o sabor que nelas nunca irá saber qual é.
    Nem sempre estou em missão…

  14. não tem a ver com outras mentalidades

    as realidades é que são diferentes, muito diferentes

    é como a estrada de beira e a beira da estrada

  15. Não é pela cor da ambulância, ou da entidade que nela vem expresso, que se mede o profissionalismo dos bombeiros. Quem as tripula, quem salva vidas, é que faz a diferença, e isso, mesmo que não reconhecido, é o mais importante, o espiríto do verdadeiro bombeiro. E salvar uma vida não é ser melhor ou pior, é ser diferente…

  16. Nossa… tanta pequenez. Concelho triste, com gente desta estirpe minúscula.
    Em vez de rejubilarmos por uma mais-valia para as nossas populações, degladiamo-nos por coisas menores.
    Felizmente estamos muito bem servidos por duas grandes corporações de Bombeiros – a de Canas e a de Nelas.
    Até aqui, nos "Soldados da Paz" a guerra divisória não tem tréguas???
    Aproveitem a mais-valia do posto de Emergência para o concelho, conversem, entendam-se e potenciem-na a bem das gentes do concelho.
    Parecem putos a ver quem a tem maior…
    Deixem lá as guerrinhas e potenciem todo o vosso enorme potencial a bem das gentes do concelho.
    3520

    • 272015 23:46
      Concordo pela mente consigo. Como se custuma dizer " juntos somos mais". Deixem se dessas rivalidades

  17. Não vai ser uma ambulância amarela que vai prestar melhor socorro à população, mas sim os estagiários e TAT`s que nela vai tripular!!

    • Supostamente não deveriam ser sós TAS? :O

    • E são! Não conhecer a realidade de um corpo de bombeiros e mesmo assim haver pessoas que opinam, insinuam e passam uma realidade que nada retrata o corpo de bombeiroa de nelas! Sendo uma associação que dia após dia mostra o profissionalismo, o rigor, a disciplina e sobretudo o respeito demonstrado em qualquer teatro de operações! Para aqueles que tentam de forma direta ou indireta levantar falsos testemunhos e difamar, lembrem-se que não existem ECIN ficticioa ou ativados por telemovel! Nao existem medidas de show-off ou tentativas de atirar areia para os olhos, gabarem-se do que nao existe e acima de tudo nao saber o que falam dos outros! Recenseamento? Poderemos falar sobre isso!

    • Recensseamento? Podem falar sobre isso agora, pq até há algum tempo atrás nem sequer sabiam que tal coisa existia.
      Quanto aos TAS a tripularem a ambulancia, e o que vamos ver 🙂

    • O passado já la vai, mudou comando e direçao e acredito vivamente que o corpo de bombeiros de nelas tem tudo para se afirmar no distrito de viseu!
      Quanto aos TAS a PEM tem que ser garantida 24/24 sendo 10 TAS e cada turno 8 horas.. 3 fazem um dia e ainda da e sobram para as reservas.. em Nelas existe voluntariado e espirito de equipa! Nao sei o porque de ainda se falar tanto de isto! É pena ver sub-chefes de ums taais vizinhos a alimentar guerras e a difamar uma instituição

    • Caro comentador, se quer ir por ai, se calhar é melhor ver o comentário do seu adjunto pessoa de responsabilidade no corpo de bombeiros, agora diga-me quem é que quer alimentar gerras?

    • Pedro Pinto | 3 Agosto, 2015 às 13:31 |

      Há sub-chefes que são sub-chefes porque estudaram e trabalharam para o ser, não o são por o passar dos anos dentro de um corpo de bombeiros como muitos chefes e sub o são!!!!!!! E não são os sub-chefes que difamam a instituição é sim um tesoureiro de uma instituição que defende o trabalho dos seus homens que trabalham arduamente pelo seu corpo de bombeiros é pena que os governantes deste país ainda consigam ser mais incompetentes que muitos que eu conheço!!!!!!!!! Em relação á instituição há qual me refiro tenho grande respeito pela mesma, agora não me peçam o mesmo respeito por certas pessoas, pois esse eu não tenho!!!!!!!!!!!!!!!!

    • As guerras são sempre alimentadas pelos mesmos. Sempre foi assim e continuará a ser sempre da mesma maneira.

    • fomos roubados

      o posto de emergência medica, deve potenciar a cobertura da área mais populosa do concelho e ao volume de serviços

      é o que diz a lei

      fomos roubados PELOS MESMOS DO COSTUME

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies