Festas em Carregal e Comemorações do Feriado Municipal com balanço muito positivo

 O Feriado Municipal, comemorado no passado dia 20 de julho, foi o corolário das Festas do Concelho de 2015.
Começou cedo, pelas 9 horas da manhã, o programa das comemorações, com o hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, tendo sido retomado às 14 horas e 30 minutos, com a celebração de Missa de Sufrágio, na Igreja de S. Brás, em memória de autarcas, funcionários e munícipes falecidos.
Uma hora depois, junto aos Paços do Concelho, os convidados e população que acorreu às cerimónias, fizeram a receção e guarda de honra ao Senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro e demais convidados, com a presença dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, de Cabanas de Viriato, da Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa e da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato.
Após a assinatura do Livro de Honra, no Gabinete do Presidente da Câmara, o Senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional deslocou-se para o Salão Nobre para presidir à Sessão Solene programada, cuja mesa esteve composta por este Ilustre Membro do Governo, pelo Presidente da Câmara Municipal, Rogério Mota Abrantes, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Jorge Morgado Gomes e pelo Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. António Júlio Veiga Simão.
Com o Salão Nobre repleto e com a presença de Deputados da Assembleia da República, Administradores da Fundação Lapa do Lobo, representantes das empresas distinguidas PME Líder 2014, Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Nelas, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Vereadores, Presidentes das Juntas de Freguesia, Membros da Assembleia Municipal e outros autarcas, outras entidades e individualidades, representantes das coletividades concelhias e munícipes, coube ao senhor Presidente da Assembleia Municipal dar as boas vindas e proferir algumas palavras a propósito da Sessão Solene e da honrosa visita do Senhor Ministro.
A condecoração da Fundação Lapa do Lobo, com a Medalha de Honra, Grau de Ouro, e distinção de Cidadão Benemérito nas pessoas dos seus Administradores, bem como o reconhecimento das empresas PME Líder 2014, foram momentos de particular importância na vida e história deste Concelho. 
O Senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e o senhor Presidente da Câmara entregaram ao Dr. Carlos Torres, Administrador da Fundação Lapa do Lobo, a Medalha de Honra, Grau de Ouro e o diploma de distinção de Cidadão Benemérito, tendo-se a plateia associado a este momento com uma forte e prolongada salva de palmas, o que fez de pé.
No seu discurso de agradecimento, o Dr. Carlos Torres, aludiu à distinção, afirmando que o trabalho da Fundação Lapa do Lobo se faz em prol de uma região e na sua área de atuação que são os concelhos de Carregal do Sal e de Nelas. Que com este trabalho não procura honrarias, mas que era com muita alegria e orgulho que via que o trabalho meritório desta instituição era reconhecido, agradecendo à sua família que desde a primeira hora acedeu a pôr ao dispor de uma comunidade parte do seu património. Enfatizou que a Fundação é totalmente privada, sem fins lucrativos e sem qualquer apoio ou parceria público-privada, como todas as fundações deveriam ser.
No momento seguinte e precedida de um introito, relativamente a cada uma das empresas, seguiu-se o reconhecimento da Câmara Municipal, das empresas PME Líder 2014, respetivamente, Carregal Alimentar, L.da, Dimoldura, S.A., Encontrus, L.da, Euroralex, S.A., Lusovini, S.A., P&I – Displays & Packaging, L.da, e Queijaria Flor da Beira, L.da.
Chamados individualmente a receberem os prémios e os respetivos diplomas, que foram entregues pelo Presidente da Assembleia Municipal e pelos elementos da Câmara Municipal presentes, os representantes de cada uma das empresas usaram da palavra para proferir os agradecimentos à Câmara Municipal por ter promovido esta iniciativa, enaltecendo o papel dos seus quadros de pessoal, no êxito das respetivas empresas.
Como vem sendo hábito, o poeta e historiador Hermínio Cunha Marques declamou um poema relativo a mais uma edição das Festas do Concelho.
No seu discurso, o senhor Presidente da Câmara começou por agradecer a presença do Senhor Ministro, Dr. Miguel Poiares Maduro, bem como de todos os convidados. Fazendo uma retrospetiva das Festas do Concelho, aludiu ao facto de nelas se terem promovido os valores e o movimento associativo, a par do saborear dos pratos típicos, dos néctares e das iguarias locais.
Abordou, ainda, o êxito da 2.ª edição da Feira Industrial e Comercial de Carregal do Sal, como mostra do que de bom se vai fazendo no Concelho e na Região nos diversos setores da atividade económica, constituindo-se num espaço singular de troca de saberes e de oportunidades, o que irá continuar a merecer empenho e atenção desta Câmara Municipal, no sentido de a consolidar e fortalecer.
Em palavras especialmente dirigidas ao Senhor Ministro, o senhor Presidente da Câmara solicitou os seus bons ofícios no sentido de haver, para os municípios do Interior, que continuam a perder população, medidas de proximidade e de incentivo, capazes de impulsionar e capacitar a atração e fixação das populações, designadamente da mais jovem.
O programa Aproximar, ao qual o Município de Carregal do Sal acedeu sem hesitar, será também uma mais-valia para os cidadãos, desde que os efetivos dos respetivos serviços, Finanças, Conservatória e Segurança Social, sejam reforçados e ou completados. Foi esta a mensagem que o senhor Presidente da Câmara transmitiu ao senhor Ministro, na convicção de que o êxito da Loja do Cidadão e dos Espaços do Cidadão passarão, efetivamente, por esta articulação de esforços, para garantir a missão a que estão predestinados.
Relativamente à condecoração da Fundação Lapa do Lobo e das empresas PME Líder, o senhor Presidente da Câmara teceu, também, elogios, pela sua capacidade de fazer, de fazer bem, em prol da comunidade onde se encontram inseridas.
Terminou a sua intervenção, agradecendo à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, o seu empenho na dinamização das Festas do Concelho. Idêntico elogio fez aos Bombeiros de Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa e Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, pelos excelentes contributos dados a estas cerimónias.
E porque era dia de festa, convidou todos sem exceção a exteriorizarem o seu contentamento e a continuarem a fazer das Festas do Concelho, as Festas das Multidões.
O Senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro, na sua intervenção, após ter cumprimentado o Concelho e as gentes de Carregal do Sal, referiu-se à importância e aos desafios do novo programa comunitário que beneficiam os territórios de baixa densidade, cujos primeiros avisos de abertura de concurso já estavam a decorrer, ao Programa Aproximar e aos desafios lançados às comunidades intermunicipais e ao papel preponderante dos municípios, no futuro próximo, na defesa das populações e na procura das melhores condições para proporcionar igualdade de oportunidades e, desta forma, contribuir para a fixação das populações nos municípios do Interior.
No hall dos Paços do Concelho, a Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato tinha preparada uma surpresa, tocando o hino da Fundação Lapa do Lobo que, gentilmente, ofereceu a partitura a esta entidade, tendo ainda declamado um poema alusivo aos Fundadores.
A visita à Feira Industrial e Comercial de Carregal do Sal e a oferta de um lanche no recinto das Festas, foi o culminar das cerimónias do Feriado Municipal.
As Festas!… Essas contaram com nova enchente, com a animação dos grupos do concelho Livrestilo, 12 JP, Rhitmos, Onda Viva, com demonstrações das modalidades praticadas no ginásio ADEFitness e do grupo HIFI, com a certeza de que continuarão a pautar-se pelas Festas das Multidões. 

Um comentário em “Festas em Carregal e Comemorações do Feriado Municipal com balanço muito positivo”

Os comentários estão encerrados.