OFICINA de FOTOGRAFIA na FLL teve a participação de 20 jovens

Nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo contou com a participação de um grupo de 20 jovens, com idades entre os 8 e os 15 anos, na Oficina de Fotografia CIANOTIPIA, orientada por Catarina Gonçalves e Tito Mouraz. 
Numa altura em que o ato de fotografar se tornou um gesto demasiado rápido e fácil, interessou, nesta oficina, dar a conhecer técnicas que estiveram na génese da fotografia. A cianotipia é um processo químico de impressão fotográfica em tons azuis, baseado em sais de ferro e na ação da luz. A partir da exploração deste processo, descoberto em 1842 pelo cientista e astrónomo inglês Sir John Herschel, os participantes dirigiram o olhar para rostos, objetos e paisagens à sua volta. No final, resultaram imagens pessoais, sobre lugares, rostos e afetos, pacientemente revelados em papel de aguarela e tecido. 
Os objetivos desta atividade foram sensibilizar para a linguagem visual e para o uso da imagem, estimular competências expressivas e criativas e proporcionar a descoberta e a experimentação em processos artísticos de criação. E, não menos importante, potenciar novas experiências e novos conhecimentos, ao ritmo do tão merecido período de férias de crianças e jovens da região.

Texto e Fotos : FLL

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies