PROGRAMA CULTURAL na FLL muito preenchido no passado Sábado

No passado sábado dia 4 de julho, a Fundação Lapa do Lobo, organizou um programa cultural,que contemplou várias ofertas e que trouxe até à Fundação muito público.
A tarde cultural começou com a Inauguração da Exposição de obras pertencentes ao acervo da Fundação Lapa do Lobo que decorreu Galeria de Exposições da FLL e que estará patente até setembro, visitável no horário de funcionamento da FLL, esta exposição composta essencialmente por obras de pintura, mas também escultura e fotografia.
Seguidamente, já no Auditório Maria José Cunha, procedeu-se ao lançamento do livro: “A PRIMAVERA HÁ DE CHEGAR” de Luís Ramalheira – Natural de Torres Novas, estreia-se como escritor com este romance que tem como tema principal o 25 de Abril e a história mais recente de Portugal. O livro começa precisamente com a queda de Salazar da cadeira, no Forte de Santo António do Estoril, no dia 3 de Agosto de 1968.
Coube ao Dr. Carlos Torres, amigo de longa data do Autor, que é simultaneamente colaborador da empresa liderada pelo Dr. Carlos Torres, onde ocupa o cargo de Diretor Financeiro, fazer a apresentação do livro. seguidamente o Autor explicou como surgiu a ideia de escrever este livro, o gosto pela escrita, contando ainda alguns pormenores do livro hoje apresentado.
Seguiu-se um breve momento musical pelo Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense de Paços de Silgueiros, que decorreu no recente remodelado Pátio da FLL.
Seguidamente, e novamente no Auditório Maria José Cunha, foi apresentada a Palestra ” Antigas Sociedades Camponesas entre Mondego e Dão”: a propósito do estudo/escavação da Orca da Lapa do Lobo. Pelo Professor Doutor João Carlos Senna – Martinez, do Centro de Arqueologia (Uniarq) da Universidade de Lisboa.
Foi então apresentado pelo Professor Senna – Martinez o projeto plurianual denominado NeoMega, “Neolitização e Megalitismo na Plataforma do Mondego”, este projeto será para desenvolver entre 2016 e 2018.
Sob a coordenação do Professor Senna-Martinez, este projeto surge através de uma parceria entre os Municípios de Nelas e do Carregal do Sal, bem como a Direção Regional da Cultura do Centro e Investigadores do Centro de Arqueologia (Uniarq) da Universidade de Lisboa, tendo como parceiros a Fundação Lapa do Lobo, a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, a Junta de Freguesia da Lapa do Lobo e os Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim. Representantes de todas estas Entidades estiveram presentes nesta palestra, que foi bastante interessante e esclarecedora.
A tarde terminou com novo momento musical pelo Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense de Paços de Silgueiros – Pátio da FLL, onde foi servido o habitual Dão de Honra.

Texto e Fotos : FLL

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies