Iniciativa “Interagir para (Re)Viver” arranca em Carregal do Sal

A Câmara Municipal de Carregal do Sal dá hoje início a um novo projeto de âmbito social.
Designada “Interagir para (Re)Viver”, a iniciativa, promovida pelo Setor de Ação Social da Câmara, pretende estimular os mais idosos e será desenvolvida nas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho por técnicos da Autarquia que levam até eles um conjunto de atividades divididas em áreas primordiais: leitura e conto, música e desporto.
No âmbito do estímulo à leitura, “A Biblioteca n’um Lar” propõe Hora do Conto e ateliês de expressão plástica e dramática que estimulam a autoestima, a criatividade, a expressividade da voz, a escrita criativa e deverão culminar com a construção de um espetáculo. Explorar o imaginário dos contos tradicionais portugueses tendo por base o objeto LIVRO, são os objetivos da Autarquia e das técnicas da Biblioteca Municipal que vão operacionalizar esta parte do projeto. No fim, os idosos vão ser convidados a construírem uma manta de histórias com retalhos alusivos aos contos que ouviram e dramatizaram e que ficará exposta naquela estrutura municipal.
Música e Desporto integram ainda o programa destinado aos idosos, promovendo-se a dança, a expressão corporal e a recolha oral e escrita da literatura e tradições da região numa espécie de cancioneiro popular e etnografia em que os idosos utentes dão certamente provas de um conhecimento ímpar que importa transmitir enquanto herança social, cultural e educacional.
Através do projeto “Envelhecimento Ativo”, o setor do desporto da Câmara Municipal vai fazer mexer os utentes das Instituições particulares de solidariedade Social do Concelho em ateliês diversificados que incluem exercícios físicos, de equilíbrio, de perícia e manutenção de objetos e jogos diversificados.
“Interagir para (Re)Viver” contempla a realização de atividades de cada área, uma vez por mês, em cada uma das IPSS’s do Concelho.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies