Balanço da GNR aponta para 37 mortes na sequência de acidentes com máquinas agrícolas no distrito

Nos últimos 5 anos, no distrito ocorreram, 146 acidentes envolvendo máquinas agrícolas, destes resultaram 37 mortos e 112 feridos, alguns dos quais com alguma gravidade.
Só este ano há o registo de 18 acidentes, dos quais resultaram a morte de 3 dos seus condutores, o último dos quais, ocorreu ontem no concelho de São João da Pesqueira.
Os militares e civis do Comando Territorial de Viseu, no âmbito do patrulhamento, que leva a efeito junto das povoações tem sensibilizado os utilizadores destes veículos, relembrando os condutores que não devem esquecer que são as principais vítimas nos acidentes com as máquinas e tratores agrícolas e que todo o cuidado é pouco na sua utilização, principalmente nos terrenos agrícolas acidentados.
Para todos aqueles que fazem uso deste tipo de veículo deixamos aqui alguns conselhos a ter em conta:
ü  Não esqueça a manutenção do veículo. O seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes.
ü  Lembre-se que as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos.
ü  Utilize os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei.
ü  Frequente ações de formação teóricas e práticas. Conheça os riscos da condução de tratores agrícolas e circule com segurança.
ü  Não conduza sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade.
ü  Respeite os limites do trator. Não sobrecarregue nem transporte passageiros “à pendura”. É proibido e perigoso.
Ano
Acidentes
Mortos
Feridos
2015
18
3
14
2014
36
9
29
2013
37
9
31
2012
30
6
25
2011
25
10
13

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies