Organização de produtores de leite poderá vir a ser instalada na Quinta da Cerca

O Municipio de Nelas está em negociações com o Municipio de Mangualde e a COAPE (Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde, CRL) com o objetivo de se organizar uma fileira de produtores de leite de ovinos e caprinos do território (Nelas e Mangualde), reconhecendo que uma maior organização da produção é benéfica, não só para os produtores que vêm os recursos de colocação das suas produções no mercado reforçado, bem como assegurada a regularidade e qualidade de abastecimento ao nível da cadeia de comercialização.
O modelo poderá passar por constituir uma Organização de Produtores de Leite de Ovinos e Caprinos- OPLOC de Nelas e Mangualde, sobretudo com a recolha do leite da ovelha Bordaleira, com que se faz o queijo da Serra da Estrela, ultrapassando as barreiras existentes à inovação de pequenas e médias empresas, nomeadamente os custos elevados, a indisponibilidade de capitais próprios e a dificuldade de acesso ao crédito, bem como a fraca disponibilidade de recursos humanos num setor em que proliferam as microempresas, instalando-se também na Quinta da Cerca um rebanho entre as 100 e as 200 ovelhas, com respetivo ovil, ordenha mecânica e desenvolvimento dos pastos.
Neste sentido, na última reunião de Câmara, dia 11 de junho, foi apresentada a proposta de desenvolvimento na Quinta da Cerca de uma unidade de exploração de ovinos e caprinos que permita promover a investigação no melhoramento do maneio e genética dos animais, incrementando o conhecimento nos nossos produtos e produtores numa organização complementar à atividade em vista na referida quinta como Quinta Ecológica. Por estas razões, foi mandatado por unanimidade, o Presidente da Câmara para continuar os contatos com vista à constituição, com sede na Quinta da Cerca, da referida organização de produtores.
Texto e Fotos : CM de Nelas

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies