Câmara aprovou hoje o pagamento do subsídio de reintegração a Rui Neves

Numa das reuniões mais tumultuosas até hoje realizadas, com muita crispação, insultos e ameaças, a autarquia deliberou o pagamento do subsídio, que ascende a pouco mais de 30 mil euros, aos herdeiros do ex autarca, Rui Neves.
O presidente da Câmara, Borges da Silva, agendou para discussão na reunião de hoje este assunto, depois do pedido ter sido feito por Adelino Amaral e Manuel Marques, que propunham a retirada da ação em Tribunal, interposta pela Câmara, na tentativa de provar, de acordo com um parecer da CCDRC, a não legalidade deste subsídio. Além disso, os dois vereadores defenderam na proposta a deliberação pelo pagamento do subsídio. Colocada em apreciação a proposta de Manuel Marques, por decisão do presidente da Câmara, foi discutida e votada num ambiente de grande crispação, entre Borges da Silva e Manuel Marques, com muitos insultos e ameaças, usando-se mais uma vez alguns impropérios do passado, que em nada dignificam o órgão. 
Borges da Silva manteve-se firme na defesa do não pagamento, invocando o referido parecer da CCDRC e o “interesse público”, e antes da votação fez questão de avisar que “se a proposta for votada favoravelmente, retirarei as devidas ilações, nomeadamente em termos de confiança política”. Submetida a votação, o vereador do PS, Adelino Amaral, e o Vice Presidente da Câmara, Alexandre Borges, que na reunião anterior já tinham sinalizado o seu sentido de voto, votaram a favor da retirada da ação em Tribunal e do pagamento do subsídio. Manuel Marques e Artur Jorge Ferreira votaram também favoravelmente. A proposta foi assim aprovada com quatro votos a favor (Rita Neves ausentou-se da reunião na hora da votação por ser parte interessada) e dois contra (Borges da Silva e Sofia Relvas). No final o presidente da Câmara deixou ainda em aberto a possibilidade de “impugnar judicialmente a decisão agora tomada, na defesa do interesse público”. 

57 comentários a "Câmara aprovou hoje o pagamento do subsídio de reintegração a Rui Neves"

  1. Nelas XXI | 11 Junho, 2015 às 18:00 |

    Parabéns ADELINO AMARAL, ALEXANDRE BORGES, MANUEL MARQUES E ARTUR FERREIRA. borges da silva e sofia relvas tenham vergonha são deprimentes só têm uma solução demitam-se não são capazes de honrar o nome de um verdadeiro democrata um combatente pela paz, pela dignidade, um Homem com H maiúsculo, alguém que apesar de muitas vezes ter estado do outro lado da barricada sempre respeitou os adversários. O SENHOR RUI NEVES merece uma enorme homenagem apesar dele em vida e pela sua simplicidade não as querer. Agora esses doisinhos BS e Sofia serem vingativos o povo vai julgar-vos. Basta tenho vergonha de ser de Nelas

  2. a primeira de muitas derrotas politicas que vai ter BS nas reuniões de camara

  3. Este presidente de camara envergonha o concelho de Nelas e o Partido socialista. Grande coragem dos vereadores Adelino e Alexandre Borges, que não se deixam amedrontar com as ameaças deste presidentezito

    • Então, porque não tiveram coragem noutras situações? Sim, coragem para quem combate este executivo desde da campanha de 2013, para quem é insultado pelos apoiantes deste executivo. Adelino Amaral e Alexandre Borges também são co-responsáveis, não os queira deixar impunes.

  4. O povo deste concelho exige respeito pelo Rui Neves e pela sua família. O borges da silva deixou-se fintar pela vingança e por questões pessoais. Dou os meus parabéns a todos os vereadores, sem exceção, que tiveram a coragem de exercer democraticamente o direito de voto, mesmo indo contra o voto do rei.

  5. Pesso desculpa, mas no fim da noticia o sr. jornalista diz que o presidente vai impugnar a votação que foi ganha com maioria?? Isso é possível? Está tudo doido???

  6. Benjamim dos Santos | 11 Junho, 2015 às 19:49 |

    Estes dois socialistas emprestados, deviam já pedir a demissão, esta pesada derrota é o culminar da ascensão e queda de Sofia e Borges! O saudoso camarada Rui Neves foi íntegro e um grande anti fascista!

    • Quais xuxalistas emprestados?
      A Rita Neves veradora do PSD? O MM que já foi xuxalista, o Alex que é Bloco de Esquerda???
      O Delino que não defende o interesse publico?
      Quais Xuxalistas'

  7. João Gouveia Rego | 11 Junho, 2015 às 20:09 |

    Antes demais declaração de interesses: Sou Amigo da Rita,sempre tive um optimo relacionamento com o falecido Rui Neves e sou Amigo do José Borges da Silva.
    Agora vamos ao que interessa,subsidio,promessas,amizades e facadas nas costas?
    Estes subsidios de reintegração são um verdadeiro escandalo,uma benesse criada pelos politicos para os politicos, um "esquema" criado para arrecadar mais algum que deveria deixar o comum dos mortais de cabelos em pé,mas ao que parece,aqui no Burgo alguns acham isto tudo normal e como o dinheiro não é deles nem do pai deles, siga que alguém paga, nem que sejam os desgraçados que em mês de pagamento de imi ficam sem um centimo!
    Não entendo porque é que o anterior executivo não resolveu este tema, esteve sete anos a "gerir" a seu bel prazer, poderia tê-lo feito, ou só concorda com o tema depois do tribunal ter decidido favoravelmente á causa do falecido Dr.Correia?
    Por muito que disfarcem alguns votos a favor cheiram a pagamento de promessas a manutenção de amizades com dinheiro publico e isto é grave muito grave, o interesse publico não foi acautelado!
    Sem duvida que o Municipio tem um grande presidente ,que com erros, imperfeições e momentos menos bons tem feito muito pelo concelho, no plano financeiro, emprego, ambiente, etc,tem-se dedicado ao cargo de corpo e alma não o encarando como um emprego(ao contrario de outros), mas sim com espirito de missão e de puro serviço publico que lhe trouxe prejuizos financeiros( ao contrario de outros)!
    Eu sou dos que também não concorda com muita coisa, que reclama, que esbraceja, mas dai até á quebra de lealdade vai um grande caminho, caminho que não tem volta para aqueles que á primeira oportunidade espetaram a faca áquele que tudo fez em prola vitoria de um Partido que localmente(a meia duzia) não o valoriza, mas que na distrital e nacional é acarinhado,respeitado e apoiado, mas, agora o PS local tem que clarificar já, se apoia ou não o Presidente da Camara, presidente que não tem feitio para prima donna e que não ficará nunca refém de dois ou três que lhe devem muito(tudo) politicamente!
    O Presidente precisa de quem some e não de quem subtrai-a!

    • O senhor vem sempre com lugares comuns e ideias feitas. Por favor, faça um reset. E calma, nos bastidores sabe-se que o seu amigo Borges da Silva, um dos meus maiores inimigos, tenta colar-se ao PSD. E essa de prima donna, tem os seus quês!

    • Sr. Rego, é uma pena que não tenha estado presente na reunião, onde o seu amigo presidente mandou a sua amiga rita à badamerda! Acha esta linguagem própria de um presidente de câmara, numa reunião pública? E já agora, quando o seu amigo e presidente pagou o subsidio ao Dr. josé correia, porque não veio a público manifestar-se e defender o interesse público? Ou acha que a lei é só para filhos e não para enteados? Dá que pensar… eu a si ficava era caladinho…

    • Que grande Diretor de Campanha do PS de Nelas, como sabe que o seu amigo BS é acarinhado pela Nacional do PS? agora na Distrital , temos os Junqueiros, Acacios e companhia, gente crónica na política, claro que o PS de Nelas, não vai apoiar o atual inquilino da casa amarela, nem a socialista emprestada Sofia, , alias o senhor também é socialista emprestado ou não ?

    • Nelas XXI | 12 Junho, 2015 às 10:43 |

      "Senhor" Rêgo é um cola ao poder…agora este antes a Isaura depois será outro. Assim se conseguem subsídios churodos. Deixe-se de Tretas diz-se amigo da Rita e derrespeita a memória de seu falecido pai o grande combatente da democracia Rui Joaquim Cabral Cardoso das Neves.

    • Sr. Rego, embora tenha legitimamente todo o direito a expressar a sua opinião, e tem, como qualquer cidadão, deixe-me também expressar a minha.
      A defesa do chefe ou do amigo não é a obediência cega, mesmo quando está errado, como é o caso, mas antes ajudá-lo a ver quando não está no caminho certo.
      Para si, infelizmente, lealdade parece ser sinómimo de concordância e subserviência a todo o custo. é uma estranha maneira de ver as coisas.
      Tem o senhor todo o direito de se assumir como o defensor público oficial do presidente da câmara, mas só agora é que se preocupa com o IMI? E o seu amigo, também se preocupa? Aproveite e fale com ele sobre a matéria.
      O curioso também é que o seu comentário segue em toda a linha o pensamente do presidente.
      Dá sempre jeito alguém falar por nós para dar mais credibilidade "à coisa".
      A poeira para os olhos ao invocar o passado (a questão colocou-se agora, e por isso deve ser resolvida agora) também é pensamento transversal.
      Típico de quem não gosta de ser confrontado, nem tem estofo para a pluralidade e para a democracia. Sim. DEMOCRACIA.
      Isto ainda não é um feudo, embora pelo andar da carruagem para lá caminha.
      Mas o pior são os seus juízos valorativos aml intencionados. E graves. Muito graves. Os ofendidos de direito que se defendam e atuem como acharem mais conveniente.
      Mas dizer que os votos a favor são pagamentos de promessas e manutenção de amizades é deveras grave. Pior mesmo é as "facadas nas costas" imputadas a quem somente expressou um ponto de vista diferente. E que eu saiba pela primeira vez. Retorcida aceção de democracaia que os senhores têm…
      Quanto aos prejuízos financeiros, só há um caminho – para os terminar… é regressar ao emprego antigo. Essa ladaínha não bate certo com quem tem espírito de missão, como apregoa.
      também gostei de que o presidente não tem feitio de "prima donna".
      Pois não. Tem-se visto…
      E a ideia peregrina de o senhor querer que o PS clarifique já quem são so bons e os maus, curiosamente igual à ideia do chefe, bem expressa na ameaça velada que fez na reunião e que aqui se transcreve, de que iria dar "tau tau" a quem de si discordasse, demonstra bem os princípios totalitários pelos quais se rege(m).
      Nem o senhor tem poder para exigir isso, nem o PS tem que o ouvir. Tem-se em boa conta, mas o PS não tem que o ouvir.
      Fez o seu papel. Defendeu o chefe e deu o corpo às balas.
      Convinha era coerência e bom senso.
      MUNÍCIPE.

    • Os coitadinhos do IMI só valem para Rui Neves mas para Zé Correia não.

    • Quem critica o Sr. Rego usa os casos particulares de duas pessoas. Se fosse o Relvas ou o Passos Coelho seria um crime para os que aqui aplaudem esta indemnização sem sentido. O Sr. Dr. Rui Neves que rendimentos perdeu pelo seu serviço público? Que necessidades alguma vez teve de ser "reintegrado"? Um subsídio que apoia a reintegração na sociedade deve ser pago a quem já faleceu? Já agora, quero ver a dimensão política da Sra. vereadora sua herdeira…um político digno recusaria receber este dinheiro.

  8. o PS é que devia tirar a confiança política ao borges da silva e a relvas. Devia perder já o mandato, uma vergonha. E ameça o Dr. alexandre? Sr. Presidente, grande derrota, grande vergonha. Era escusada. será que os seus concelheiros não previram este desfecho??

  9. A atitude de Borges da Silva é simplesmente carregada de ódio e vingança.
    Lamentavelmente ameaçou um dos dois socialistas de lhe tirar a confiança politica!
    Que confiança politica, do PSD ou do PS.
    Alexandre Borges nunca alinhará no PSD ao lado de Luis Pinheiro. Por isso pode tirar-lha

  10. Grandes camaradas do Sr. Rui Neves, um grande anti Canas.
    Estiveste mal Alex, dos outros já nós sabíamos.
    Quando estavam no poder negaram-lhe o subsidio, agora sem percebermos muito bem as intenções já estão de acordo.
    Quanto a ti e ao Delino só pode ser por terem sido camaradas…
    Não há vergonha e tu que enches a boca a dizer que és contra os benefícios dos políticos, as mordomias, as tais gorduras do estado.

    Bem prega Frei Tomás

    Estiveste mal, não contava.
    Aprovares uma "gordura do estado" a um anti Canas.

    • Então a bitola devias er os Anti e os Pró?
      Haja paciência…

    • A bitola devia ser:
      – Como o caso está a ser avaliado em sede de tribunal, aguardemos!
      Mas não, a bitola foi, atribuir cerca de 30 mil euros aos herdeiros.

      Qual é a pressa?
      Isto é que é Socialismo?

  11. Que vergonha. Pagar um subsídio de reintegração na vida activa a um político profissional reformado . Melhor do que nós só os gregos. ….. não admira que tenhamos chegado a bancarrota . Não vejo a mesma consciência social para com os mais necessitados….. Os que vivem da política continuam a votar subsídios entre eles , para que mais tarde eles próprios possam também receber. O sistema auto alimenta se. Neste particular é louvável a coragem do presidente da câmara e da vereadora em respeitarem o espírito da lei das indmenizacoes para os titulares a tempo inteiro dos cargos públicos quando do regresso a vida activa, que manifestamente não é o caso em análise.

    • Meu amigo, informe-se antes de opinar!! Esta lei foi revogada por um governo socialista, mas à data do pedido deste subsídio, a lei estava em vigor e por isso o Rui tem direito a que lhe seja pago o subsídio, tal como pagaram ao Zé Correia. aliás, sabia que outros vereadores, na mesma altura, beneficiaram desta benesse, através da duplicação do tempo de serviço? Porque é que acha que o ex vereador João santos, não pediu o subsídio??? Eu ajudo-o:- porque optou pela contagem a dobrar do tempo de serviço, ao invés de receber o subsídio! Não me parece louvável que o presidente e a sua vereadora tenham tido dois pesos e duas medidas – pagam ao Zé correia e não pagam ao rui! Chama a isto coragem?Pois eu chamo outra coisa!

    • As leis em Portugal mandam muito…mesmo quando os que as aprovam são os que se beneficiam delas.

  12. Sem ofensa,por falar de anti-fascista: não invocar a Democracia (o nome de DEUS) em vão.

  13. Mota Veiga a trabalhar e a levar no engodo Alexandre Borges e Adelino Amaral,
    será que Mota veiga pensa em substituir Borges da Silva à frente de uma comissão administrativa?
    Mota veiga e cª , o vosso tempo passou
    (atenção que a materia tratada é-me indiferente, porque fizeram de tudo pelo país fora).
    Vereador Alexandre, não se deixe manipular.

  14. Borges da Silva pode nomear o vereador Artur Jorge em regime de permanência, a aceitação é garantida.

    • Enfim, o Artur é um Homem integro, não venha com conjecturas, estou farto de conjecturas, difamações, nesse concelho são só discutidas questões laterais. O actual executivo camarário e alguma oposição é o espelho da sociedade.

    • Estamos de acordo, BS será inevitavelmente o candidato do PSD, para se fazer acompanhar de Luís Pinheiro.
      Daí o confronto constante com o Dr. Alexandre Borges.
      Luís Pinheiro não tolera o verdadeiro socialista de Canas de Senhorim, são dois galos para um poleiro só.

  15. a lei é clara, não se usam as 2 perrogativas – acrescimo de tempo para a reforma e subsidio de reintegração – e
    ou 1 ou outro, sendo que o referido direito esgota-se com o uso de um deles.
    Sinceramente não sei se usou o acréscimo de tempo para a reforma, se usou não tem direito ao sbsidio de reintegração, MAS a lei tem muitos ângulos…

    • Dura lex sed lex! acha que se o Rui Neves tivesse usado a contagem do tempo de serviço se estaria a discutir o pagamento do subsídio? Enfim…

  16. Parece que há um filme da reunião de hoje que será lançado nas redes sociais. Aconselho que o vejam com muita atenção. Mas cuidado, é impróprio para menores porque contém cenas e linguagem muito violentas. O presidente do burgo no seu pior!!

    • Era bom que fosse verdade.
      Ao menos todos ficávamos a saber quem diz verdade e a constatar pelos nossos olhos a dimensão e a pouca vergonhice das reuniões camarárias.

  17. venha de lá o filme

  18. A Câmara não é uma instituição de caridade e ainda bem que a lei foi revogada.Por isso não fica eticamente bem às famílias dos envolvidos terem pedido estes subsídios de reintegração que eles por certo não pediriam!.

    • Pois fique o Sr sabendo que estes subsídios foram requeridos pelos próprios, José Correia e Rui Neves, em 31 de Outubro de 2005. Esperou-se até novembro pela decisão judicial, que condenou a camara a pagar os subsídios. Ao Dr. José Correia foi aprovado o pagamento por unanimidade, ao Rui Neves foi aprovado por maioria, com os votos contra do Sr. Presidente e da Sua lacaia, Sofia Relvas. O Presidente quer contar a história à sua maneira, mas o povo não é burro. E o tempo das perseguições políticas há muito que já lá vai!

  19. E TUDO É POSSÍVEL!!!!

    O PSD, ontem na reunião de Câmara ficou estilhaçado na votação do Subsidio de reintegração do Vereador Rui Neves, para tanto vejamos:
    Borges da Silva – PSD – votou contra;
    Sofia Relvas – PSD – Votou contra
    Artur Jorge – PSD – votou favoravelmente.
    O Grande Militante do PSD João Rego, já veio a terreiro que também é contra.
    Que mais acontecerá nestes próximos tempos.

  20. Ontem, dia 11 de Junho, assisti pela primeira vez a uma reunião pública do executivo camarário. A adjectivação que me ocorre é a seguinte: inimaginável, inconcebível e insólita. Os gestos completamente desvairados e a linguagem soez e desabrida utilizada, não são dignos do Predidente de Câmara, legítimo representante do Concelho de Nelas.
    Maria Armanda Neves

    • Nelas XXI | 12 Junho, 2015 às 15:58 |

      Dra Maria Armanda nem se ao trabalho de dar confiança a esse "senhor" que governa a casa amarela bem como a sua fiel escudeira. A Dra Armanda é uma senhora de bem… Uma pessoa com dignidade quer enquanto profissional com uma longa carreira como professora quer como pessoa de uma educação esmerada. Um abraço de muita amizade.

    • Parabéns por dar a cara e defender a memória do seu estimável e saudoso marido, que tanta falta faz a este concelho. O povo de Nelas está do seu lado, Dra Armanda.

    • Apesar de ser de outro quadrante político, dou o meu total apoio à família do falecido Rui Neves. Na minha opinião, esta atitude anti democrática do presidente poderá, inclusivé, fazê-lo perder o mandato. É lamentável este tipo de incidentes. Vou mesmo mais longe, Dra Armanda, organize uma manifestação em prol dos seus direitos e da justiça, conte com o meu apoio e, de certeza, com gente de Nelas de várias facções políticas, que são contra esta pouca vergonha. Conte comigo.

    • Se eu não concordar que os herdeiros do Sr. Dr. Rui Neves recebam um subsídio que já por si só tem fraca legitimidade, não tendo sentido a sua atribuição se não for recebido em vida devido ao fim a que se destina, não estou de forma nenhuma a desrespeitar o Dr. Rui Neves. São duas questões totalmente diferentes.

    • Sim, poderá ver por esse prisma, se não tivesse havido um precedente – pagar esse mesmo subsídio aos herdeiros do Dr. José Correia. Qual é a parte que não entende? Os seus comentários denunciam-o, tente ser mais discreto. É apenas um conselho. Já agora uma pergunta – quando escreve também estrebucha?

    • Dr.ª Armanda,
      Concordo plenamente com o seu comentário e lamento o sucedido.
      Espero,como grande Senhora que é, e perante tantas dúvidas morais e éticas que, caso venha a receber o famigerado subsídio,o entregue a uma Instituição de Solidariedade Social em memória de quem não pôde recebê-lo.

    • Vê-se bem a quem pertence este comentário! Dúvidas morais e éticas, como se pôde comprovar, apenas as têm o Presidente e a sua fiel vereadora.

  21. Os pés de barro são tramados… infelizmente vivemos num país onde os políticos, salvo raríssimas exceções, são de barro, e não só os pés.
    Não me pronuncio sobre o conteúdo da notícia porque não tenho conhecimentos suficientes para o comentário. Todavia tenho que me pronunciar sobre um denominador comum em todas as notícias que leio sobre as reuniões do executivo da câmara de Nelas: a falta de respeito e a má educação.
    É inadmissível que se desça tão baixo num espaço que é de todos. E todos temos que zelar por ele. Tenho vergonha de, na terra onde vivo, haver alguém que, por ser presidente da câmara, pense que está na sua casa. A câmara, Sr. Borges, também é minha, é de todos os nelenses. E nela haja boa educação. É o mínimo que se exige. A si e a todos. E muito mais a si, porque, deixe-me que lhe ensine, o exemplo vem de cima.
    Uma vez cruzei-me com o Sr. Borges. Em junho do ano passado, nas marchas populares de Nelas. Tive a oportunidade de o observar e verifiquei que foi incapaz de esboçar um sorriso que fosse quando um grupo de crianças lhe apresentou uma coreografia cheia de ternura, alegria e boa disposição. Nem sequer um sorriso. E, pelo menos para mim, está tudo dito.

  22. Que lição de ética as Famílias envolvidas davam se oferecessem os subsídios aos Bombeiros ou outra instituição do género!

  23. Se Luís Vaz de Camões vivesse hoje em Nelas usaria vendas nos dois olhos para não ver a miséria que vai nesta terra ….

  24. Para que meditem:

    "Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente".

    Fernando Pessoa

  25. Vergonha.

  26. Compreendo que para muitos comentadores achem que o objectivo máximo da vida seria viver a custa do erário público como políticos profissionais , reformados e subsidiados. …mais , talvez até esses privilégios poderem ser estendidos aos seus descendentes como se de uma casta se tratasse. … meus caros esse tempo acabou ….vai para muitos anos….por isso também não admira que não suportem que hoje quem governa a câmara de nelas seja um homem corajoso que teve de lutar e trabalhar para se realizar como profissional . A inveja e a pequenez humana tolda a visão isenta das pessoas não aceitando que alguém sem berço possa atingir tal patamar.
    Por muitas falhas de educação que o atual presidente possa ter , não pode nem deve ser comparado com a corja de incompetentes de encostados que nada provaram na vida para além de serem políticos profissionais..
    O trabalho árduo desenvolvido nestes últimos anos para captar investimento privado para poder dar emprego e dinheiro para as pessoas poderem pagar as contas e terem alguma dignidade mereceria mais respeito. Tenham vergonha ….

    • bem visto

    • Concordo, não necessariamente com a apologia ao presidente da CMN, mas com a analogia de encostados.
      Andamo farto de encostados da politica e o presidente também terá de lidar com eles…

  27. 30 mil euros…há quem tenha que trabalhar cinco anos para os ganhar e com contas para pagar. E ainda pagam os impostos para os subsídios que são herança de outros….

  28. COMENTÁRIO DIRIGIDO AO SR NELAS XXI

    Sr Nelas XXI, tem-se vindo a notar nos seus comentários um ÓDIO DOENTIO (e crescente) à pessoa do Sr Presidente da Câmara de Nelas. Dele o Sr já disse tudo. Desde demissão a desaparecer de Nelas,etc.Para quem lê os seu comentários (aqui deste lado) retira três conclusões básicas:
    -O Sr tem ódio pessoal ao Sr BS
    -O Sr tem ódio político ao Sr BS
    -E o Sr quer influenciar a opinião pública contra o Sr BS/Presidente da CMN.

    Quanto aos ódios, político e pessoal, nada direi porque isso são lá problemas vossos. Apenas se tem a sensação que a derrota ainda continua atravessada na garganta e está dificil de engolir, a que se deverá juntar, porventura, uma pontinha de inveja (será???)

    Quanto à tentativa de influenciar a opinião pública, só influenciará os mais desatentos. Tal como quando a esmola é grande o pobre desconfia, tambem no seu caso a sistemática crítica crispada carregada de ódios, leva o eleitor/cidadão do concelho a tambem desconfiar.

    É isso,

    Sobre tudo que Vª Exª diga, há que colocar a eterna pergunta. Porquê??? Porque Vª Exªa ande por onde andar
    diga o que disser, tudo está marcado por esse ferrete da perseguição e do ódio

    Quanto ao sr Presidente já sabe, tanto levou o voto como o pode perder. Se cumprir a Lei e defender a Causa Pública, o Interesse Coletivo, terá o voto. Se entrar por outros caminhos não terá o voto. É tudo muito simples e cristalino.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies