Filipe Homem Fonseca esteve na passada Sexta Feira na FLL

No passado dia 29 de maio o Auditório Maria José Cunha encheu para assistir a “Um capítulo sobre… comédia”, com a presença do escritor, argumentista, produtor, realizador e músico Filipe Homem Fonseca.
“Um capítulo sobre…” é uma iniciativa da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo que visa organizar tertúlias com um convidado especial, para desmistificar a forma como alguns textos são criados, construídos, desenvolvidos e editados ou interpretados.
O primeiro capítulo teve como convidado o Gimba e foi sobre a música.
Filipe Homem Fonseca, numa conversa moderada por Rui Fonte, coordenador da Biblioteca da FLL, falou sobre o fenómeno da escrita em comédia, recorrendo, inúmeras vezes, ao humor para explicar como este se escreve e deve interpretar.
Numa noite bastante divertida, o público teve oportunidade de compreender as linhas orientadores de um discurso cómico e dos processos que originam os textos humorísticos.
Depois da conversa, foi possível assistir a um breve exercício de escrita criativa, onde Filipe Homem Fonseca desenvolveu uma narrativa humorística através das ideias do público.
No final, o convidado cantou uma das músicas de uma das bandas a que pertence, os Cebola Mol, convidando para o efeito alguns membros da plateia, que o ajudaram na interpretação. Uma forma sublime de terminar um serão agradável e bastante enriquecedor.
O próximo capítulo será sobre a língua materna e contará com a presença do escritor Pedro Paixão.

Texto e Fotos : FLL

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies