Aluna do Politécnico de Viseu ganha concurso para criação da mascote do Museu da Misericórdia

A aluna Vanessa Nuno Marieiro, que frequenta o 2º ano do curso de Artes Plásticas e Multimédia, foi a vencedora de um concurso para criação de uma “Mascote” para o Museu da Misericórdia de Viseu.
Considerando que o desafio tinha enquadramento no âmbito da unidade curricular “Design de Comunicação I”, na qual se aborda a problemática da identidade visual das organizações, o regulamento do concurso foi apresentado à turma. Seguiu-se um período de investigação, que incluiu uma visita guiada ao Museu da Misericórdia, conduzida pelo seu diretor, Henrique Almeida. De seguida, desenvolveu-se o processo criativo de molde a respeitar os requisitos do regulamento.
Vanessa Marieiro concebeu o projeto que viria a ser o vencedor do concurso após vários estudos de ideias que realizou “para concretizar esta mascote, optei pela ideia de conceber uma chave, a chave ‘Micas’. Toda ela é criada com elementos ligados ao museu e à igreja em si. A parte superior da chave é o formato da porta do museu, a parte inferior é criada pelo logotipo. Algumas formas foram alteradas no intuito de ficarem com uma maior harmonia. A ideia de ser uma chave tem ligação às três chaves que abrem o baú, exposto no museu”.
Este foi mais um projeto que decorreu no âmbito de uma atitude proactiva que tem permitido aproximar os alunos do curso de Artes Plásticas e Multimédia de contextos reais, colocando-os na posição de responder a um hipotético cliente – o promotor do concurso. Realce-se ainda a possibilidade que os discentes vão ter de acompanhar o desenvolvimento do projeto da “Mascote” do Museu da Misericórdia, do papel para a fase de produção em diversos suportes. 
Este projeto potenciou a ligação da ESEV com a cidade e as suas instituições culturais, demonstrando o dinamismo do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Educação e do curso de Artes Plásticas e Multimédia. 
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 27 de maio de 2015
Paula Rodrigues
Docente da Escola Superior de Educação de Viseu do IPV
pr@esev.ipv.pt
Joaquim Amaral
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Instituto Politécnico de Viseu
jamaral@pres.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies