Mais de 50 produtores de vinho vão marcar presença na 24ª Feira do Vinho do Dão e nova imagem foi apresentada


– Renovada a parceria com o Chef Diogo Rocha e o encenador António Leal, espera-se mais uma vez muita inovação, num dos três maiores eventos vínicos do país, que terá como embaixadores Arlindo Cunha, Pedro Machado e Ana Abrunhosa.

Aliar a tradição dos vinhos do Dão, com a sua modernidade, foi a nota dominante na apresentação, ontem, da  24ª edição da Feira do Vinho do Dão : a grande montra dos néctares da mais antiga região demarcada do mundo de vinhos não licorosos. 

O local escolhido (Hotel da Urgeiriça), representa a tradição e o requinte, numa das mais emblemáticas unidades hoteleiras da região e do país.

O espetáculo musical encenado por António Leal, simbolizou a contemporaneidade, (como a nova imagem da Feira, também ontem apresentada). E mais uma vez surpreendeu, com muita alegria, cor, musicalidade, juvialidade, em artes cénicas concebidas especificamente para a Feira do Vinho e para os vinhos do Dão, com o seu habitual profissionalismo e criatividade.

E foi nesta atmosfera que o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Borges da Silva, com a presença também do seu Vice Presidente, Alexandre Borges, designou pela primeira vez os seguintes embaixadores, que terão como missão a promoção e divulgação do certame, pelo maior número de canais ao seu dispor  : 

Ana Abrunhosa – Presidente da CCDRC

Pedro Machado – Presidente do Turismo do Centro

Arlindo Cunha – Presidente da CVR do Dão.

O edil de Nelas, anfitrião do evento, começou por fazer uma breve caraterização do setor vitivinícola na região demarcada do Dão e no concelho de Nelas salientando os “mais de 900 hectares de vinha no nosso concelho,  destacando-se Santar com  mais de 350, tendo Nelas 20% dos aderentes fundadores da Rota dos Vinhos do Dão “. “Este é um concelho também com grande potencial turístico, com muitos cursos de água, e o nosso país teima em não lhes dar a devida importância, nomeadamente em termos de aproveitamento turístico – pretendemos apostar também nesta área”, revelou, realçando também o termalismo e o número de camas disponíveis no concelho “42 por cada mil habitantes, ou seja, mais de 600 camas no total”, dando como exemplo a excelente unidade hoteleira onde decorreu o evento “que tendo sido fundada pelos Ingleses nos anos 30-40, nascida com a exploração de rádio e urânio, tem hoje 150 camas”.
“O Dão produz cerca de 20 milhões de litros de vinho e há 24 anos, de forma continuada, realizamos aqui a feira vitivinícola de referência da região, onde sobretudo se promovem negócios e provas”, explicou o autarca de Nelas,valorizando a Feira de 2014, pelas novidades que trouxe, designadamente “o espetáculo musical original, encenado por António Leal, dedicado exclusivamente ao vinho do Dão,algo certamente único a nível nacional”. “Esta é outra das apostas  no nosso concelho – potenciar a área cultural e António Leal e a sua recém criada Escola de Artes, ContraCanto, já com mais de 20 alunos oriundos da região do Dão, será um dos pilares para transformar a Lapa do Lobo na Aldeia Cultural de Portugal”. A gastronomia foi também destacada por Borges da Silva :  “O “nosso” Diogo Rocha é um parceiro fundamental, com as suas criações, que nos proporcionam momentos maravilhosos de degustação, como estamos hoje a usufruir”. “Em 2015 teremos mais de 50 produtores presentes na Feira, num total de 120 empresas ligadas ao setor”, adiantou, definindo como grande objetivo deste certame “consolidar, no berço da touriga nacional e encruzado, esta feira com uma das três maiores do setor em Portugal e promovê-la de forma cada vez mais eficaz e abrangente, não só na região, mas também fora dela”.

De entre as intervenções que se seguiram, destacaram-se as de Pedro Machado e Arlindo Cunha, dois dos embaixadores da Feira.

Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro, falou do interesse turístico da Feira do Vinho, com o enoturismo, a gastronomia e o termalismo como grandes pólos de atração. “Mais de 40% dos turistas no nosso país procuram atrativos culturais, entre os quais o vinho e a gastronomia, tão ricos na nossa região, como aqui hoje comprovámos, por exemplo com a magia da gastronomia de Diogo Rocha, que é mais um grande elemento agregador”.

Arlindo Cunha, presidente da CVR do Dão, fez questão de elogiar o evento e a consolidação da Feira do Vinho do Dão como o grande veículo de promoção deste ancestral produto da região. O antigo Ministro da Agricultura, mostrou-se confiante no setor, ao afirmar que “depois de algumas décadas em que se pensava que a agricultura não tinha futuro em Portugal, parece que se descobriu que é agora uma das traves mestras do nosso desenvolvimento, sendo o vinho um dos seus produtos principais : já ultrapassou os 750 milhões de euros, em termos de exportações, verificando que na região do Dão, cerca de um terço da produção é destinada ao mercado externo”. “A nossa missão é também apoiar estas iniciativas, em estreita colaboração com os municípios da região demarcada”, referiu, citando como exemplo “o contrato de comodato, por seis anos, renovável, que no ano passado celebrámos com a Câmara Municipal de Nelas, para ser revitalizado o edifício da Federação de Viticultores, que irá contribuir para reforçar a promoção do vinho e das atividades a ele ligadas,nomeadamente a melhoria da Feira do Vinho do Dão”.

6 comentários a "Mais de 50 produtores de vinho vão marcar presença na 24ª Feira do Vinho do Dão e nova imagem foi apresentada"

  1. nelas XxI... | 27 Maio, 2015 às 17:43 |

    Em suma cola ao poder … Está a preparar-se para ter o apoio do PSD para o próximo mandato. Já agora o segundo será o Manuel Marques. Pronto a seguir a equipa de contra informação vem dizer que fiz plágio

  2. Enganou-se nelas XxI, o segundo é Luis Pinheiro

  3. Confirmado… Manuel Marques nunca mais! Tou a pagar IMI por causa de…

  4. Certinho direitinho Manuel Marques será o meu presidente!

  5. Gosto da nova imagem. É uma aguarela de um pato??
    é mensagem subliminar, está bom de ver.
    os patos somos nós

  6. Fim das aulas já lá vão chegando
    E as férias grandes já vão começar
    E a dar nas vistas quando eu for à apresentação
    Uma surpresa estou a preparar

    Neste verão
    Eu vou causar sensação

    É uma gravata pequenina às bolinhas amarelas que eu vi
    Numa loja ao pé do liceu
    Gravata pequenina às bolinhas amarelas que eu vi
    Numa loja e agora é minha

    Queres apostar?
    O amarelo é que está a dar

    Quando eu passar bronzeado da praia
    Desfilando como um manequim
    Sei que as raparigas vão ter simpatia
    E os rapazes inveja de mim

    Neste verão
    Eu vou causar sensação

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies