Jornadas de Enfermagem Veterinária – 10 anos de excelência no Politécnico de Viseu foram um êxito

O Departamento de Zootecnia, Engenharia Rural e Veterinária da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) do IPV, conjuntamente com o núcleo de estudantes de Enfermagem Veterinária, organizou as “Jornadas de Enfermagem Veterinária 2015. 10 Anos de Excelência”. 
O evento decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, nos dias 22 e 23 de maio, tendo o programa científico sido constituído por 4 sessões temáticas principais, que incluíram vários especialistas de renome e versaram temas tão diferentes como a enfermagem em animais de produção, a odontologia, a enfermagem em animais de companhia, o empreendedorismo em veterinária e ainda um debate livre de ideias, intitulado “VetNurse Talks”, com discussão de temas escolhidos pela plateia. Os trabalhos, alargados à participação de proprietários de animais, terminaram no sábado à tarde com a discussão da temática dos animais na sociedade.
Para além de umas jornadas de caráter científico, com palestras, debates e tertúlias, procurou-se também, nestes dois dias do evento, celebrar os 10 anos do curso de Enfermagem Veterinária na ESAV. Numa festa que reuniu diplomados, empresários, alunos e docentes do curso, o décimo aniversário foi festejado em diversos momentos.
Dez anos de uma nova profissão que a ESAV-IPV abraçou desde a sua génese. Foram também dez anos de vicissitudes, de dificuldades, de lutas persistentes para fazer acreditar no país, nas instituições e no meio profissional, que o novo Enfermeiro Veterinário viria mudar o paradigma da prestação de cuidados de saúde animal, tornando-se no braço direito do Médico Veterinário que, tem agora, maior liberdade e disponibilidade para se dedicar ao diagnóstico e à terapêutica. A prova da implantação desta jovem profissão no mercado está no facto do Enfermeiro Veterinário ser hoje em dia parte integrante das equipes multidisciplinares, desde os consultórios veterinários, até aos hospitais veterinários de referência no nosso país.
Pretendeu-se, igualmente, nesta celebração, homenagear os hospitais e CAMV que, desde o primeiro momento, em 2005, acreditaram neste curso e acreditaram em quem nele acreditou – uma pequena equipa de docentes da ESAV, inspirada no modelo vigente na Europa, em particular em Inglaterra. Foram ainda homenageados os diplomados, inseridos no meio profissional, que têm levado o nome da ESAV pelo país fora e pelo mundo, tendo sido atribuídos prémios de mérito aos melhores alunos de cada um dos cursos de Enfermagem Veterinária! Foram sobretudo homenageados os que mais ficaram a ganhar neste percurso: os nossos animais e amigos!
O evento culminou com o anúncio público de mais uma conquista, a obtenção da acreditação internacional pela ACOVENE, conseguida no mesmo ano em que se comemora o 10º aniversário. Esta internacionalização dá resposta à intensa procura que se faz sentir, por parte das agências de recrutamento de enfermeiros veterinários para o Reino Unido, que assim acedem diretamente a este mercado de trabalho, sem necessidade de prestação adicional de provas. De referir que este é o primeiro curso de Enfermagem Veterinária do país a obter este reconhecimento internacional.
A organização agradece ainda às entidades que colaboraram na edificação das jornadas: Royal Canin, Caixa Geral de Depósitos, Pedigree, Cães & Companhia, CVR Dão, IPV, ESAV e AEESAV.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies