TRADICIONALIDADES Momento 4 com o espetáculo “Amor Desgarrado”

No âmbito do Ciclo Tradicionalidades do Canto da Dança e da Música, no passado dia 23 de maio, teve lugar o Momento 4 deste Ciclo que foi iniciado em 2012 e retomado este ano.
Este 4.º momento do Ciclo Tradicionalidades, decorreu na Associação Desportiva e Cultural Lapense, e o Grupo convidado foi o Gefac – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra. O espetáculo apresentado por este Grupo foi “Amor Desgarrado” peça teatral recolhida do Teatro Popular Mirandês. Antes do espetáculo coube ao Eng.º Pedro Fonseca, dar as boas vindas e explicar que se passaram 30 anos desde a 1.ª vinda do Gefac à Lapa do Lobo, mais propriamente em 01/06/1985, nessa altura foi também uma peça de teatro que foi apresentada e a mesma decorreu também no Salão da ADCL. Esta efeméride foi devidamente assinalada, tendo sido convidados alguns elementos do Gefac da altura, bem como os elementos da Direção da ADCL da altura, e presente também esteve um dos sócios Fundadores do Gefac – Dr. Luís Pais Borges, que depois do uso da palavra quer pelo Pedro Fonseca, quer pelo Dr. Carlos Torres, em representação da Fundação Lapa do Lobo, entidade promotora do espetáculo, usou também da palavra, naquele que foi um momento de introdução da peça explicando a génese do Grupo e o que é o Teatro Popular Mirandês. Seguidamente usou da palavra o representante da ADCL – Marco Costa que na ausência do Presidente da Direção, agradeceu a presença do Gefac, bem como à Fundação pela dinamização daquele espaço. Ao longo de cerca de uma hora, o público assistiu ao espetáculo que como é habito do Teatro Popular Mirandês, vai girando em torno da temática amorosa, de uma forma muito peculiar e critica até, tendo inúmeros momentos de comédia, naquele que podemos classificar como um espetáculo teatral em que se brinca com alguns costumes.
Já no final do espetáculo que foi bastante apreciado e aplaudido, foi descerrada uma placa comemorativa da passagem do Grupo, 30 anos depois pela Lapa do Lobo. Coube ao Dr. Luís Pais Borges – Sócio Fundador do Gefac, descerrar a mesma, num momento vivido com bastante emoção, quer pelos antigos elementos do Grupo, quer pelos antigos elementos da Direção da ADCL.
A Fundação Lapa do Lobo, agradece uma vez mais ao grande mentor deste Ciclo Eng.ª Pedro Fonseca, ao Gefac, ao Dr. Luís Pais Borges, aos antigos elementos do Gefac, aos antigos elementos da Direção da ADCL, que não quiseram deixar de estar presentes, e à atual Direção da ADCL pela colaboração na cedência das instalações.

Texto e Fotos : Fundação Lapa do Lobo

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies