O que está por detrás do GRANDE VINHO do DÃO 2014 …

Como se obtém um GRANDE VINHO ? Essencialmente a partir de GRANDES UVAS. 
As uvas abençoadas de Touriga Nacional da Quinta da Fata, transformadas no Grande Vinho do Dão no Produtor 2014, provenientes de um “terroir” com grande riqueza, foram colhidas em pequenas caixas, para posterior desengaçe total e pré-esmagamento  nos centenários lagares de  pedra,  onde  decorre  a  fermentação  a  uma temperatura média controlada de 28º C, com um tempo de maceração de 5 dias e várias pisas durante o dia. Seguiu-se a fermentação malolática em inox.  De destacar também a importância da vinicultura, onde o uso de todas as mais modernas e eficazes técnicas, garante também a elevada qualidade da uva.
Em declarações ao nosso jornal, o enólogo António Narciso, explicou-nos : “O Vinho ainda está em estágio em barricas novas de carvalho francês, para lhe transmitir alguma  complexidade  e  arredondar  alguns  taninos. O estágio  vai  ser  curto  para preservar toda a fruta e frescura deste vinho. Deverá ser engarrafado depois do próximo Inverno e ficará na garrafa muito tempo antes de ir para o mercado”.
Na prova organolética, Narciso adianta-nos estarmos na presença de um Vinho “concentrado na cor e bem límpido, com um nariz pujante, notas de fruta madura e frutos negros”. “O carácter floral de violeta da Touriga está todo lá”, acrescenta.
“Na boca apresenta-se muito estruturado, com os taninos marcantes da casta, num final prolongado e harmonioso. Vinho já com algum aveludado pela concentração obtida na vinha”, descreve, para aconselhar : “Este é Vinho  de  guarda,  com  excelente  capacidade  de  envelhecimento  em  garrafa, permitindo  ser  apreciado  durante  vários  anos.  Para  os apreciadores de vinhos bem estruturados e jovens pode também ser consumido de imediato”.

1 comentário a "O que está por detrás do GRANDE VINHO do DÃO 2014 …"

  1. qual vai ser o valor comercial?

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies