NOVA ETAR de Canas vai servir 3 mil habitantes e estará concluída até final do ano

Foi assinado no passado dia 12, entre o Município de Nelas e a empresa Lopes & Irmãos, Lda. um contrato de empreitada para a construção de uma nova ETAR em Canas de Senhorim (por ser irrecuperável a existente), que terá de estar concluída material e financeiramente até 31 de Dezembro 2015. Inserida numa candidatura aos fundos comunitários do POVT – Programa Operacional Valorização do Território, esta obra é comparticipada em 85% num investimento total de 1 milhão de euros, cujo volume de construção civil e de equipamentos é de 484.910.44 €.
A nova ETAR vai servir cerca de 3 mil habitantes de efluente doméstico, implicando a construção do coletor a partir da Rua da Estação, sendo o tratamento secundário constituído por arejamento prolongado com recirculação de lama ativadas.
Com a construção desta ETAR e da futura ETAR Urbana de Nelas, ficam servidos 9 mil dos 14 mil habitantes do Concelho em termos de efluente doméstico, ficando garantido o tratamento da Zona Industrial I e Chão do Pisco em termos industriais.
Segundo informações disponíveis, está prevista nos próximos meses, a abertura dos avisos a este Quadro Comunitário de Apoio para a construção das ETAR’s nas restantes freguesias do Concelho de Nelas, estando já em andamento os projetos, garantindo assim o financiamento comunitário e municipal para a execução das mesmas.
O Presidente da Câmara afirmou que os investimentos em infraestruturas de saneamento são uma prioridade da Autarquia de forma a dotar todo o Concelho com equipamentos que garantam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos munícipes.
Câmara Municipal de Nelas

6 comentários a "NOVA ETAR de Canas vai servir 3 mil habitantes e estará concluída até final do ano"

  1. O BS também vai receber uma medalha de bons serviços pela construção da ETAR.

  2. Os meios financeiros são sempre escassos para as necessidades de uma autarquia, então há que estabelecer PRIORIDADES, é o que a câmara está a fazer e bem. (está nos manuais de bons procedimentos).

  3. "1 milhão de euros, cujo volume de construção civil e de equipamentos é de 484.910.44 €" e os restantes 515 mil euros são para quê? estudos?

  4. Boa pergunta meu caro!

  5. nelas XxI | 15 Maio, 2015 às 22:13 |

    E os esgotos nas outras freguesias que correm das fossas para os ribeiros.

    • Esta gostava que o senhor presidente (ou os seus acessores de imprensa) bem como o Mm comentassem

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies