Câmara de Nelas avança para a requalificação do património arqueológico do concelho

Numa ação conjunta entre o Município de Nelas, através do seu gabinete do património, as Juntas de Freguesia e com o acompanhamento técnico da Direção Regional da Cultura do Centro, está a ser desenvolvido um projeto de requalificação patrimonial de sítios arqueológicos no concelho, que teve início com a georreferenciação dos sítios arqueológicos inventariados e faseadamente irá ser executada a limpeza destes locais bem como a prospeção de novos sítios arqueológicos para atualizar a base de dados existente.
De forma a preservar o vasto e rico património concelhio, estas medidas a própria população é neste sentido alertada sensibilizando-a para a necessidade de conservar estes sítios arqueológicos épocas distintas, nomeadamente pré-história, época romana e medieval, aonde se inserem dólmens, lagaretas e sepulturas escavadas na rocha entre outros.
O objetivo destas ações é de tornar visitáveis estes locais de inegável interesse histórico e desta forma potenciar o turismo cultural nesta área, através da realização de caminhadas e passeios culturais organizados, bem como da sensibilização para a preservação destes importantes vestígios por parte da população.
A etapa seguinte será a colocação de sinalética específica nos locais com maior relevância, sendo um dos objetivos da autarquia a implementação de uma rede de percursos pedestres, através de candidaturas neste quadro comunitário.

Texto e Fotos : Câmara Municipal de Nelas

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies