Dão, uma região na Rota do Futuro!


Uma das regiões de maior legado vitivinícola e numa trajectória de dinâmica contemporânea, quer devido à qualidade dos seus vinhos, quer pelo potencial natural e pelo esforço das suas gentes, agentes e consumidores, embarca num novo empreendimento, a criação da sua Rota dos Vinhos. 
Este conceito de Rota dos Vinhos da Região, aparece num contexto em que o Turismo Gastronómico está em alta, estamos a ser visitados por hordas de turistas e certamente muitos wine lovers. Obviamente, não somente os muitos estrangeiros, mas nacionais, que nunca deverão ser negligenciados. Uma forma de promoção de uma região através dos seus vinhos que poderá ter efeitos positivos de longo prazo, para a região e obviamente para todas as actividades ligadas ao Turismo.
O exemplo do Alentejo, neste campo, sendo considerada a Melhor Região de Enoturismo do Mundo em 2014, sustenta que o trabalho bem feito, sistemático, organizado e voluntarioso de todos os agentes, terá resultados favoráveis. 
Cerca de 40 produtores aderentes, reflectem a crença positiva neste projecto, que culmina num processo de estudo no terreno, análise das várias vertentes enoturisticas da região, esperando reparar a primeira tentativa gorada em 2000 nesta direcção.
Esta tipologia de organização e oferta, obriga o ser profissional por parte dos envolvidos, cada um tem criar o seu pedaço de oferta, valorizando a presença dos visitantes.
A prova de vinhos, o contacto directo com os vinhos da região, afigura-se como a principal força de atracção e acolhimento em cada unidade, pelo que se deve ser cuidadoso, criterioso, para que surja a tendência e o interesse. 
Um projecto que se saúda, para uma região vitivinícola de riqueza histórica, natural e repleta de pontos de interesse.
Voto de sucesso para a região. 
Manuel Moreira – Escanção

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies