Santar recriou a idade média em 1384 com 300 figurantes e atraiu cerca de 5 000 visitantes

Santar 1384, foi mais uma magnífica recriação histórica que caraterizou a vida na Vila   aquando da crise de 1383-85 quando o rei D. Fernando morreu e deixou a nação órfã de um herdeiro e votada a uma guerra civil. Contando com mais de 300 figurantes, integrados nos diversos grupos de animação e recriação histórica e estimando-se em cerca de 5 000 o número de visitantes durante os três dias, podendo interagir com as figuras da época e visualizar de perto todas as encenações, incluindo um torneio medieval, o evento foi um grande sucesso, numa organização meticulosa dos Amigos de Santar, em colaboração com o Município de Nelas, União de Freguesias Santar-Moreira e Portucale Fideli.

Nem a chuva afastou o público, tendo o evento culminado no palco principal, montado no Largo do Paço, com um grupo de recriadores de Coimbra, a dar conhecer não apenas das danças daquela época, como também a música com instrumentos da época. Vários outros grupos oriundos de várias partes do país contribuiram também para o êxito do evento.

A palestra “A Recriação Histórica e a Oportunidade Turística”, que teve lugar no  Paços dos Cunhas, fez parte do programa, tendo Olimpia Ferreira (Portucale Fidelis), destacado a importância deste tipo de iniciativas para uma Vila como Santar. O Presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva,  enfatizou a importância de se descobrir Santar e “potenciar os seus recursos endógenos com a integração na recém criada Rota do Vinho do Dão, assumindo-se como Vila Vinhateira e Vila Jardim”.

Fotos : Fernando Barata

7 comentários a "Santar recriou a idade média em 1384 com 300 figurantes e atraiu cerca de 5 000 visitantes"

  1. Anónimo | 5 Maio, 2015 às 20:10 |

    boa tarde,
    lamentamos a "contra-informação" prestada aos seus leitores deste evento, não conseguimos adivinhar a soldo de quem, ou o porquê mas, aqui vão os reparos: 300 visitantes??? deve ter sido na hora de reportagem, curta pensamos nós, porque não esses os números que a organização tem; recreadores de Coimbra??? sim, de Coimbra, de Viseu, de Aveiro, do Porto, de Lisboa, de Leiria, do Algarve, de Valladolid, de Barcelona, de Madrid, de Huelva, etc… ao todo, cerca de 80 recreadores e mais um sem número de figurantes locais.
    a informação deve ser precisa e imparcial, quando não se tem a certeza dos números pergunta-se a quem de direito, e não se inventa.
    seja como for, agradecidos pela publicidade gratuita, bem ou mal o importante é que falem…
    ACI "Os Amigos de Santar"

  2. OBRIGADO pelas retificações, pois não estivemos no evento e extraímos as informações veiculadas na comunicação social regional e são estas que constam. Podem mandar-nos via mail o vosso balanço do evento ?
    Obrigado e as nossas desculpas

  3. Consultada outra fonte já rerificámos a notícia : a confusão feito por outro órgão foi de figurantes/visitantes. O seu a seu dono.
    NOSSO MAIL : folhadocentronelas@gmail.com

  4. Anónimo | 6 Maio, 2015 às 09:38 |

    Segundo o Presidente da Câmara de nelas, o número de visitantes, chegou aos 6.000.

  5. Anónimo | 6 Maio, 2015 às 10:30 |

    Bom dia. Posso informar que da Associação Guildas Áureas estiveram presentes 9 recriadores oriundos dos concelhos de Óbidos e Coimbra.
    Cumprimentos

  6. Anónimo | 7 Maio, 2015 às 10:15 |

    Com o devido respeito pelos organizadores, pela cultura, mas nunca se viu tantas festanças neste concelho!

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies