CASA do PASSAL alvo de arrombamento e intrusão

O alerta foi dado por Luís Fidalgo na sua página pessoal na rede social, Facebook, que condena de forma veemente o vandalismo de que foi alvo, durante a madrugada da noite de Domingo, a Casa do Passal, onde residiu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato. As autoridades policiais foram chamadas ao local, e evitaram maiores danos.

MENSAGEM do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Aristides Sousa Mendes, Luís Fidalgo : 
A Casa do Passal apresenta-se hoje, toda bonita e arranjada. A Casa que durante tantos anos, na sua crescente ruína, se apresentava fantasmagórica e decadente, qual “espelho” da injustiça que se abateu sobre Aristides de Sousa Mendes e família, aparece-nos hoje na sua monumentalidade e grandiosidade, com uma beleza que nos enche de orgulho e satisfação. Mas, há sempre alguém “pronto” para estragar o que todos admiramos. A coberto da noite, alguém arrombou e destruiu uma porta e entrou na Casa, não se descortinando com que intenções…. O vandalismo, a destruição de trabalhos entretanto realizados, podem retirar muita da beleza de uma Casa rejuvenescida. Por agora valeu a atenção de um amigo da nossa “Causa” que, apercebendo-se dos barulhos dos arrombamentos e dos movimentos dentro da Casa do Passal, chamou as autoridades. Mas, amanhã, e depois, e nos dias seguintes?!….. Faço daqui um apelo à consciência daqueles que, destruindo, destroem também um pouco da nossa esperança colectiva e da memória que pretendemos preservar.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies