“DE VOLTA À ESCOLA” em Carregal foi um êxito

O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal realizou, na sexta-feira, dia 10 de abril, a II edição do evento “De Volta À Escola”.
O auditório do Centro Cultural de Carregal do Sal acolheu a iniciativa que juntou alunos dos 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos numa tarde diferente… Uma tarde em que os jovens estudantes conheceram o testemunho de ex-alunos da Escola Secundária de Carregal do Sal ao recordaram o seu percurso assente na qualidade do ensino e dos professores do atual Agrupamento de Escolas. Opções e conhecimentos/aprendizagem que lhes permitiram serem pessoas de sucesso.
A isso fez referência Hermínio Cunha Marques, diretor do Agrupamento de Escolas, na saudação de boas vindas que deixou antes do início dos trabalhos. Ao usar a palavra, Hermínio Marques lembrou aos estudantes que é imperativo ganhar raízes mas não âncoras enquanto dava o seu exemplo e de tantos outros profissionais que saíram do Concelho para fazerem a sua formação profissional regressando mais tarde com outros conhecimentos que se revelam mais-valias para o desenvolvimento do Concelho.
Também o vereador da Educação da Câmara Municipal, José Sousa Batista, foi convidado a usar a palavra no início da sessão começando por agradecer a presença de todos e a realização de mais um “De Volta À Escola”. Ao dirigir-se ao Agrupamento de Escolas, na pessoa do seu diretor, parabenizou-o pela iniciativa que, fez votos, sirva de reflexão para os alunos que têm que decidir o seu percurso profissional. José Sousa Batista lembrou a primeira edição, que acompanhou na íntegra, no ano transato, lamentando não poder fazê-lo naquele dia por estar a decorrer a reunião de Câmara e ter que se ausentar. Mas antes de o fazer, lembrou os estudantes que devem acompanhar-nos os ensinamentos da escola, em que se incluem as atividades extra curriculares, as amizades e as experiências vividas, enquanto ferramentas de formação como indivíduos. E essas são tão importantes como os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Depois deu-se início aos painéis – quatro – participados por 11 ex-alunos da Escola Secundária designadamente Ana Rute Marcos, Diogo Tomás Marques (vídeo); Laura Marques; Sandra Oliveira; Mónica Figueiredo; Sofia Peixeira; António Carlos Batista; Ana Lúcia Freitas; Susana Pais; Romina Santos (vídeo) e Filipa Rodrigues.
Várias abordagens, experiências diversas, percursos distintos foram então recordados por todos os convidados, unânimes ao afirmarem que os alunos devem envolver-se nas diversas atividades propostas e disponibilizadas pela Escola Secundária. Afinal, as boas notas só contam para a entrada na Faculdade enquanto que, na análise dos currículos e projetos/atividades em que estes se envolveram enquanto estudantes, em situações de entrevistas para ingresso no mercado de trabalho, são altamente valorizadas. “Aproveitem” foi a palavra de ordem deixada pelos convidados, perentórios ao afirmarem que a Escola Secundária de Carregal do Sal é uma das melhores da região.
Entre painéis, o “De Volta à Escola” integrou momentos musicais com Mariana Dantas Rebelo e Diogo Pedrosa, na interpretação dos temas “Thinking Out Loud” e “Fix You” e terminou com mais um momento musical apresentado no ano transato no Escolíadas. Neste último, Mariana Dantas Rebelo, Francisca Andrade, Mafalda Sousa e Davide Elias brindaram o público com um texto “cantável”, adaptado à música de Janis Joplin e acompanhado com sequência de imagens, numa mensagem que pretendeu retratar a época dos anos 60. Uma apoteose musical que encerrou, com chave de ouro, o segundo “De Volta à Escola”. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies