Dia aos Moinhos Abertos em Nelas no próximo Domingo : PROGRAMA COMPLETO

O Município de Nelas adere pelo terceiro ano consecutivo à iniciativa do “Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos”, promovendo, no próximo domingo, 12 de Abril 2015, uma Visita Guiada aos Moinhos do Concelho, nomeadamente das freguesias de Senhorim e da Lapa do Lobo, dando a possibilidade de conhecer aos cerca de 75 inscritos uma tradição ancestral e ver em funcionamento moinhos movidos a água, numa das etapas do ciclo do fabrico do pão, que é a moagem de cereais.
O passeio tem início às 10h00, em Senhorim, com a visita ao Solar da Casa dos Senas, onde está patente uma exposição subordinada ao tema da vida agrícola, composta por diversos utensílios rurais e nomeadamente, uma réplica, em tamanho real, de um moinho de água de rodízio. Segue-se uma Caminhada ao longo das margens do Rio Castelo, percurso com cerca de 5km e que inclui a visita a dois moinhos em funcionamento e um terceiro a ser recuperado para turismo cultural. Ao longo do percurso, será ainda possível desfrutar da paisagem natural de extrema beleza, com destaque para as cascatas do Rio Castelo.
No período da tarde na Lapa do Lobo, a visita prossegue pela Fundação Lapa do Lobo (FLL), agendada para as 14h00, seguindo-se uma Caminhada ao Parque Ecológico do Vale do Lobo, projecto da FLL que visa a criação de uma zona privada de natureza e paisagem beirã e que alberga o Moinho de Vale do Lobo, recentemente recuperado a partir das ruínas existentes e cuja construção data do século XIX.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies