ROTA DOS VINHOS DO DÃO vai ter 41 aderentes fundadores

O Dão vai descobrir a 27 de Abril como o Alentejo chegou a Melhor Região de Enoturismo do Mundo em 2014 e como La Rioja, em Espanha, é uma das mais conceituadas regiões vitivinícolas do planeta. No dia em que a CVRD certifica os 41 aderentes à Rota, o Solar do Vinho do Dão recebe especialistas e os mais altos responsáveis pelo vinho e turismo de Portugal
A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD) inaugura oficialmente a 27 de Abril a sua Rota dos Vinhos do Dão – Um Destino Enoturístico –, com um Seminário no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, onde, além da apresentação das potencialidades da região, serão conhecidas as perspectivas futuras do enoturismo na zona geográfica do Dão.
Com a presença de convidados nacionais e internacionais, será ainda descrito o percurso que conduziu o Alentejo à categoria de Melhor Região de Enoturismo do Mundo em 2014 e serão desvendados os argumentos que fazem de La Rioja, Espanha, uma das mais conceituadas regiões vitivinícolas do planeta.
Arlindo Cunha, Presidente da CVRD, Pedro Machado, Presidente da ERTCP, e João Cotrim de Figueiredo, Presidente do Turismo de Portugal, darão o “tiro de partida” para um evento em que o Dão, e em particular os seus vinhos, quem os produz, comercializa ou os dá a conhecer, serão cabeças de cartaz. Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, e Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, farão as honras de encerramento do Seminário.
Um vídeo promocional de cinco minutos mostrará todas as potencialidades e perspectivas da nova Rota da centenária região vitivinícola, com imagens e palavras que serão posteriormente enquadradas e explicadas por António Fontes, Coordenador do Estudo para a definição, estruturação e gestão da Rota dos Vinhos do Dão.
Dora Simões, Presidente da CVRA, apresentará a Rota dos Vinhos do Alentejo, descrevendo o seu percurso até à eleição como Melhor Região de Enoturismo do Mundo em 2014. A experiência internacional de sucesso será retratada por Tom Perry, responsável pela comunicação da Great Wine Capitals, da Região Demarcada de La Rioja, uma das mais conceituadas de Espanha e uma referência vitivinícola a nível mundial.
Após um almoço no Salão Garrafeira do Bispo, no Solar do Vinho do Dão, um painel de especialistas em temáticas vínicas debaterá as “Perspectivas para o Mercado do Enoturismo”. O jornalista da RTP Luís Costa será o moderador deste momento de partilha de experiências em que intervirá Maria João de Almeida, jornalista e autora do “Guia do Enoturismo em Portugal”, ficando a discussão do tema a cargo de Manuel Pinheiro, Presidente da ANDOVI (Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícola), Jorge Sampaio, Presidente da Direcção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, João Marinho Falcão, Director-Geral da empresa Vinitur – Turismo, Vinhos e Gastronomia, e de Alexandra Prado Coelho, jornalista do Público.
Pouco antes do encerramento do Seminário, decorrerá uma cerimónia de assinatura da Carta do Aderente à Rota dos Vinhos do Dão, com entrega das respectivas placas de sinalização aos 40 aderentes oficiais. O evento terminará com a inauguração de um Welcome Center da Rota no Solar do Vinho do Dão, com um momento musical e um Dão de Honra.
SOBRE O PROJECTO
O projecto Rota dos Vinhos do Dão tem como base um estudo para a Definição, Estrutura e Gestão da rota, no quadro de um projecto apoiado pelo QREN/Plano Operacional do Centro (POC), e cuja componente nacional foi financiada pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões e pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, tendo um custo total estimado numa primeira fase de 465 mil euros

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies