Executivo PS avança com tarifa social para a água que pode atingir 50% de desconto

Depois da aprovação do novo regulamento das tarifas da água, que veio onerar, ainda que de forma moderada, o encargo total na factura para os escalões de consumos mais baixos, o Executivo PS propôs na última reunião de Câmara a concessão de um benefício para os consumidores em situação de manifesta carência económica ou agregados familiares de maior dimensão. Assim, o que está previsto na proposta aprovada, são os seguintes benefícios : 
Utilizadores domésticos:
 – Tarifário social, aplicável aos utilizadores finais cujo agregado familiar possua rendimento bruto englobável para efeitos de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares [IRS] que não ultrapasse 1,5 vezes do valor do salário mínimo nacional; 
 – Tarifário familiar, aplicável aos utilizadores domésticos finais cuja composição do agregado familiar ultrapasse quatro elementos, residentes no Município de Nelas e na mesma habitação em regime de permanência;
Utilizadores não domésticos :
– Tarifário social, aplicável a instituições particulares de solidariedade social, organizações não governamentais sem fim lucrativo ou outras entidades de reconhecida utilidade pública cuja ação social o justifique, legalmente constituídas.
O tarifário social para utilizadores domésticos consiste: 
– Desconto efetivo de 50% na tarifa fixa de abastecimento, para os utilizadores cujo consumo mensal seja inferior a 15 m3.
– Na aplicação ao consumo total do utilizador da tarifa variável do primeiro escalão, até ao limite mensal de 15 m³ e na aplicação aos consumos superiores a 15 m3, do 3.º escalão da tarifa variável do utilizador doméstico normal.
• O tarifário familiar consiste em:
• Desconto efetivo de 50% na tarifa fixa de abastecimento.
• No alargamento dos escalões de consumo em 3 m3 por cada membro do agregado familiar que ultrapasse os quatro elementos, ou seja, somar aos limites de cada escalão, o resultado da seguinte fórmula: [n-4] x 3 m3, em que n é o número de elementos do agregado familiar.
• O tarifário social para utilizadores não domésticos consiste na aplicação de uma redução de 30% face aos valores das tarifas aplicadas a utilizadores finais não domésticos.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies