SESSÃO sobre apoios à agricultura esclareceu mais de 30 agricultores em Carregal do Sal

A ADICES, em parceria com a Câmara Municipal e a colaboração da União das Freguesias de Currelos, Papízios e Sobral, promoveram, na sexta-feira, dia 6 de março, uma sessão sobre os apoios à agricultura previstos no novo quadro comunitário de apoio.
Mais de 30 agricultores marcaram presença no salão nobre da União de Freguesias para ouvirem os esclarecimentos que se impunham sobre a matéria.
Rogério Abrantes, edil carregalense, abriu a sessão aludindo à importância da agricultura, atividade que nos últimos anos foi perdendo amplitude e que defendeu, deve voltar a constituir uma mais-valia para o Concelho, a Região e o País. E o novo quadro comunitário, disse, vem reforçar esta ideia ao permitir, entre outras novidades, pagamentos adiantados aos agricultores. 
O autarca reportou-se depois à importância do cultura do pinheiro manso recordando que o Concelho assumiu essa centralidade em finais do ano passado, e desafiou os presentes a investirem nesta espécie. Rogério Abrantes designou-o “ouro branco” para sustentar a grande rentabilidade que daí pode advir. Terminou ao afirmar que a Câmara Municipal está empenhada em fazer proliferar o pinheiro manso e prova disso, adiantou em primeira mão, é o facto de a Autarquia ter aprovado apoiar quem esteja interessado em plantar esta espécie através da cedência de garfos.
Regina Lopes, coordenadora da ADICES, fez de seguida, o enquadramento das novas medidas de apoio à agricultura/agricultores e floresta; prazos de candidatura; despesas elegíveis e não elegíveis; pagamentos diretos e adiantamento; incentivos aos jovens; majorações às candidaturas e investimentos excluídos.
Depois coube a Paula Cortez, da Cooperativa Agrícola de Carregal do Sal; Paulo Jaime, veterinário da Câmara Municipal de Carregal do Sal e Joana Caldeira, da Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, explanarem as respetivas áreas.
No final, houve tempo para perguntas/respostas e foi distribuído um panfleto com os horários dos serviços de atendimento ao agricultor. No caso de Carregal do Sal, de 2.ª a 5.ª feira, durante todo o dia, na Cooperativa Agrícola; às 4.ªas feiras de manhã, no Município de Carregal do Sal. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies