DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS foi o tema de sessão de esclarecimento em Carregal do Sal

A Rede Social do Concelho de Carregal do Sal e o NLI (Núcleo Local de Inserção) promoveu uma sessão sobre “Infeções sexualmente transmissíveis”.
Destinada a cerca de 30 pessoas, beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, e pais de jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos, a ação foi conduzida pela enfermeira Joana Carvalho Lopes, da Unidade de Cuidados na Comunidade Aristides Sousa Mendes, de Carregal do Sal a quem coube abordar as diversas infeções transmitidas através do ato sexual, com recurso a imagens.
O grande enfoque da sessão foi a SIDA enquanto doença, formas de contágio e prevenção.
A pílula do dia seguinte também não foi esquecida tendo sido alertados os presentes para as consequências da respetiva toma frequente.
Os participantes foram sensibilizados para a necessidade de abordarem estas questões com os filhos/filhas e vincada a total disponibilidade das assistentes sociais e enfermeiros(as) do Centro de Saúde para prestarem os encaminhamentos e esclarecimentos necessários aos pais e aos jovens/adolescentes. Foi nesse momento que Joana Carvalho Lopes lembrou: o Centro de Saúde distribui preservativos de forma gratuita e não tem que haver vergonha em os solicitar naquela unidade. Afinal, mais vale prevenir do que remediar!
No final, foram colocados à disposição dos participantes, vários panfletos informativos e preservativos, cedidos pelo Centro de Saúde.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies