FESTA DO QUEIJO Serra da Estrela anima Oliveira do Hospital no próximo fim de semana

– Presença da TVI e TSF e vários eventos paralelos, como o fabrico do maior requeijão Serra da Estrela do mundo, vão tornar a FESTA DO QUEIJO de Oliveira do Hospital num certame único, com grande impacto económico e lúdico/didático.
ENTREVISTA com o Presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, que nos assegura : “todos podem contar com a maior e melhor Festa do Queijo de sempre”. São mais de 200 expositores, esperando-se um número recorde de visitantes.
Que novidades para a edição deste ano da Festa do Queijo e o qual a vossa expectativa em termos de impacto económico, visibilidade e número de visitantes? 
A 24ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade é, hoje, um evento de referência nacional com um grande poder de atração de visitantes. Na edição deste ano, mantém-se o conceito do ano passado, que se traduziu num enorme sucesso e que importa, agora, potencializar cada vez mais.
Desde 2010, a Câmara Municipal tem-se concentrado muito na organização deste evento, introduzindo-lhe sempre uma componente de inovação, porque na verdade é um dos nossos principais cartazes turísticos e detém um elevado potencial económico.
Quando falamos do impacto económico deste evento, que durante dois dias atrai a Oliveira do Hospital muitos milhares de pessoas, deixe-me que lhe diga que, neste momento, a capacidade hoteleira do concelho e até da própria Região, já está completamente esgotada para o fim-de-semana de 21 e 22 de fevereiro. O setor da restauração não tem mãos a medir e é nesta altura do ano – na chamada época baixa – que, curiosamente, regista um dos seus maiores picos de faturação.
A somar a tudo isto, temos as vendas resultantes dos dois dias de feira, em que são transacionados muitos milhares de euros e não sobra um único Queijo Serra da Estrela. Portanto, o evento é um contributo muito importante para alavancar a economia local e promover o escoamento de todo um conjunto de produtos locais de qualidade. 
Conscientes da importância da visibilidade desta feira a nível nacional e da projeção da marca Oliveira do Hospital, este ano também vamos fazer – e com um orçamento inferior ao de 2014 – a feira mais mediática de sempre. A TVI assegura seis horas de emissão em direto com o programa líder de audiências, “Somos Portugal”, que vai ser transmitido do recinto da Festa do Queijo e a TSF, por exemplo, transmite também o programa “Terra-a-Terra”, diretamente de Oliveira do Hospital.
Este ano vamos também fabricar ao vivo o maior requeijão com leite de ovelha do mundo. Estamos assim convictos que existem todo um conjunto de atrativos para que em 2015 possamos ter a melhor e maior Feira do Queijo Serra da Estrela de sempre.
Oliveira do Hospital já se afirmou definitivamente como a capital do Queijo Serra da Estrela? 
Parece-nos óbvio, e sem desprimor para nenhum dos municípios que integram a Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, que é em Oliveira do Hospital que se organiza a maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal e temos sido, sem dúvida, um grande embaixador da nossa sétima maravilha da gastronomia portuguesa. 
Museu do Queijo: qual a viabilidade neste momento de lançarem o projeto e que locais estão a ser equacionados para o efeito? 
O Museu do Queijo é um desafio muito interessante que estamos a equacionar projetar no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, porque na atual conjuntura económica só faz sentido avançar com um projeto desta grandeza se houver garantias de um financiamento comunitário.
Sabemos o que queremos fazer, numa perspetiva moderna, apelativa e inovadora. Temos os parceiros para a concretização do projeto. Portanto, o que precisamos é mesmo de financiamento comunitário. 
A ligação do Queijo Serra da Estrela com o vinho do Dão é um casamento perfeito. Têm em mente promover uma maior interligação entre ambos, designadamente fomentando parcerias com mais produtores e outras instituições da região demarcada?
Este evento tem a particularidade de promover não só o afamado Queijo Serra da Estrela mas também todo um conjunto de produtos de excelência do nosso território, como o Vinho do Dão, os enchidos, o mel e o pão, por exemplo.
Nesse sentido, a programação deste evento inclui, naturalmente, um conjunto de iniciativas destinadas a promover o nosso Vinho do Dão, que de ano para ano tem vindo a registar um aumento, não só ao nível da produção, como também da sua qualidade.
Nota-se também que há um grande interesse dos produtores de Vinhos do Dão DOP em fomentar a ligação do Dão ao Queijo Serra da Estrela, fazendo-se assim uma associação perfeita de dois produtos de excelência.

2 comentários a "FESTA DO QUEIJO Serra da Estrela anima Oliveira do Hospital no próximo fim de semana"

  1. Parabéns Professor José Carlos Alexandrino.

  2. Só houve aqui um piqueno pormenor, deveria ter apresentado a Feira do Queijo em Serpa.
    Como o seu congénere apresentou o RALLY VINHO DO DÃO na batalha, brindando com espumante da Adega Cooperativa da BATALHA:

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies