EDUARDO SÁ em Nelas em enriquecedora sessão dedicada à educação e à relação PAIS-FILHOS

Excelente iniciativa do executivo camarário que trouxe ontem a Nelas um autêntico “guru” da psicologia clínica e infantil, com uma vasta experiência no estudo da criança no contexto escolar. A autarquia aproveitou este evento para apresentar o seu novo gabinete de apoio ao aluno e à família (GAAF), que pretende servir de ponte entre escola, pais e alunos. Com um site já disponível, abrangendo diversos conteúdos, promete ser um elo de ligação para toda a comunidade escolar do concelho. 
O presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva, agradecendo a presença do vasto público que encheu o Multiusos, sublinhou a importância que a autarquia tem dado à área educativa, designadamente a distribuição de fruta aos alunos do concelho, que em Nelas é feita diariamente, ou seja “vamos além do programa implementado a nível nacional”, que tem por objetivo o estímulo de prática alimentares mais saudáveis. 
Cristina Oliveira, diretora regional de educação do Centro, fez questão de se associar ao evento. “A escola é o espelho da sociedade, mas não é na escola que tudo se resolve”, frisou no início da sua intervenção, apelando a uma maior  “interação entre toda a comunidade, dado que Pais e Professores devem jogar na mesma equipa para ajudar os seus filhos a terem sucesso escolar”.
Eduardo Sá, profundo conhecer da realidade escolar, representa uma autêntica “pedrada no charco”, com os seus livros e intervenções públicas que têm despertado consciências para aquela que chama uma “revolução tranquila” que urge fazer na escola, porque “a família mudou muito (e felizmente) desde o 25 de Abril e não tenho dúvidas que mudou para muito melhor”, enfatizou, afirmando que “a escola nem sempre conseguiu adaptar-se a todas as transformações”.
Instado a fazer uma sugestão à autarquia sobre uma medida/ação para o GAAF, Eduardo Sá recomendou que “um Gabinete como este deve dizer aos pais que escola não é tão importante como eles pensam”. “A escola é de longe a invenção mais bonita da humanidade – é muito importante, trás laços familiares e aprendizagens únicas para as crianças”, frisou, salientando o exemplo dos recreios  : “são locais fantásticos onde se constroem outro tipo de relações que perduram pela vida fora, e por isso deveriam por isso ser mais prolongados”. “A escola é o local onde se cresce e é um direito de todos, mas este gabinete deve chamar a atenção que a FAMÍLIA é mais importante do que a escola. PAI e MÃE muito antes da escola. As horas, nem que seja uma por semana, com os pais, são mais importantes do que as atividades curriculares e extra curriculares. Estimular os filhos a brincar todos os dias, porque com isso eles aprendem muito e assim crescem saudáveis, deve ser uma prioridade – quanto mais brincarem, melhor aprendem”.  “Não transformem os vossos filhos em “burocratas de mochila” – isto vai ter que terminar, porque desta maneira a escola faz mal às crianças. Não se esqueçam que há a escola da vida, que é tão ou mais importante do que a própria escola”, defendeu, para realçar o papel nuclear da educação musical : “Gosto muito de educação musical – acho extraordinariamente importante porque permite desenvolver competências fabulosas – quanto mais tiverem educação musical, mais aptas as crianças estão para aprender Português e Matemática”.

5 comentários a "EDUARDO SÁ em Nelas em enriquecedora sessão dedicada à educação e à relação PAIS-FILHOS"

  1. Seja bem aparecido Sr. Vice presidente…
    Esperemos que este gabinete não seja mais uma gaaf deste executivo.
    A unidade empreende só empreende festas e não atinge minimamente os fins a que se destinava, ou seja, apoio às empresas…

  2. Mas uma gaaf deste executivo, bem da relvas que é o ai jesus do borges da silva. é so disparates e amiguinhos a quem paga trabalhos que podiam ser feitos pelos tecnicos do Município.

  3. O Projeto Empreende não funciona!
    Mas funciona o FINICIA
    ah e o SOS BURACO, eheeheheheheheheheh

  4. Exatamente senhor comentador do dia 07/02/2105, pelas 19:48 relativamente à comunicação social que foi entregue a mais uma empresa da guarda – PLATAFORMA JOTA….
    A quem se paga milhares e milhares de euros, já para não falar da EGR também da Guarda que já lá vão milhares e milhares e milhares de euros.

  5. É só desbaratar ! Anúncios do Carnaval de Nelas na TVI!!
    Quem paga?
    Já sabem quanto custa? Basta ver as tabelas da TVI!

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies