DEPUTADOS do PS Viseu reivindicam junto do Ministro da Saúde a reposição dos horários no Centro de Saúde de Carregal

Assunto: Reposição do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Carregal do Sal
A Câmara Municipal de Carregal do Sal foi confrontada, na semana passada, com a decisão unilateral do ACES Dão-Lafões de diminuição de horário de funcionamento do Centro de Saúde local. 
A partir de 15 de fevereiro, penalizando a prestação de serviços aos utentes em 2 horas por dia útil e 4 horas por dia aos fins de semana e feriados, aquela decisão será concretizada
Esta atitude vem ao arrepio de uma política que vê nos centros de saúde e na racionalidade dos seus horários de funcionamento uma solução para um atendimento de proximidade e um contributo para o descongestionamento das urgências hospitalares.
Alega o ACES Dão-Lafões que tudo se deve à falta de médicos, facto que sobrecarrega o trabalho dos existentes que, testemunha a mesma entidade, “desde o mês de agosto de 2014, vêm manifestando claros sinais de fadiga”.
Ora, para um governo que publicita tanto a contratação de médicos e demais profissionais de saúde, não se percebe que entre a teoria e a realidade não exista correspondência e menos se entende que pela falta de um único médico todo o atendimento devido aos utentes seja desqualificado e posto em causa
A Câmara Municipal repudiou – e com razão – o facto “e, de imediato, diligenciou contactos para inverter tal situação que entende, lesa sobremaneira os munícipes do Concelho no acesso próximo aos cuidados de saúde primários”, mas a diligência foi infrutífera como se constatou pela resposta dececionante do ACES Dão-Lafões.
Neste contexto, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais em vigor, os deputados, abaixo assinados, perguntam ao senhor ministro da Saúde:
  • Tem conhecimento de que houve uma decisão unilateral, não negociada, e, muito menos, consensualizada com a câmara municipal de Carregal do Sal?
  • Apoia a diminuição do horário de atendimento aos utentes? 
  • E, se não apoiar, compromete-se a manter – no imediato – o atual horário de atendimento e a decidir autorizar a colocação de mais um médico, entre os 2 mil que diz estar a contratar, neste centro de saúde?
Os deputados
José Junqueiro   Acácio Pinto    Elza Pais

2 comentários a "DEPUTADOS do PS Viseu reivindicam junto do Ministro da Saúde a reposição dos horários no Centro de Saúde de Carregal"

  1. Estas personagens, serão outra vez candidatos a deputados do PS por Viseu, dizem que começou a guerra nas listas ou melhor todos querem o tacho, deixem o lugar para outros!

  2. aí vêm estes apanhar boleia da situação para os seus próprios interesses. As várias intervenções em situações do distrito feito por estes eleitos, deu resultado nulo, ou mesmo foi ainda mais prejudicial.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies