Centro de Saúde de Carregal do Sal vai passar a ter horário reduzido. Autarquia repudia.

A Câmara Municipal de Carregal do Sal teve conhecimento, na passada sexta-feira, que o Centro de Saúde local passará a ter um novo horário, a partir de 15 de fevereiro, penalizando a prestação de serviços aos utentes em cerca de 2 horas/por dia útil e 4horas/dia aos fins de semana e feriados.

Tendo conhecimento de que aquela estrutura passará a estar aberta apenas entre as 08:00h e as 18:00h (dias úteis) e entre as 09:00h e as 17:00h, aos sábados, domingos e feriados, a Câmara Municipal repudiou a situação e de imediato, diligenciou contactos para inverter tal situação que entende, lesa sobremaneira os munícipes do Concelho no acesso próximo aos cuidados de saúde primários.
Ao contactar a entidade regional competente – ACES Dão Lafões – rececionou o email que passamos a reproduzir:

“Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Carregal do Sal presta serviços na sua sede e na extensão de Cabanas de Viriato.
Dispõe, para o efeito, de um conjunto de 5 (cinco) Médicos, sendo que um se encontra, em permanência, em Cabanas de Viriato, pelo que o funcionamento da sede da UCSP que vinha sendo prestado era o seguinte:
Dias úteis: das 8:00 às 20:00 horas
Sábados, domingos e feriados: das 8:00 às 20:00 horas.

A manutenção deste horário de funcionamento traduz-se em desgaste para todos os profissionais da UCSP de Carregal do Sal, designadamente para os Médicos que aí prestam serviço, sendo que, desde o mês de agosto de 2014, vêm manifestando claros sinais de fadiga.
Assim, a manutenção do horário de funcionamento implicaria o reforço da equipa vcom a entrada de mais 1 (um) Médico, o que não se tem afigurado possível até ao momento.
Pelo que, a opção disponível passaria ou pelo encerramento (temporário) da extensão de saúde de Cabanas de Viriato ou pela reformulação (também temporária) do horário de funcionamento.
Foi estra última via a ser seguida.

De facto, a partir de 15 de fevereiro, o horário de funcionamento da sede da UCSP de Carregal do Sal passa a ser o seguinte:
Dias úteis: das 8:00 às 18:00horas
Sábados, domingos e feriados: das 09:00 às 17:00horas

Deste modo garante-se a cobertura assistencial em todos os dias da semana, durante períodos do dia (manhã e tarde), mantendo-se ainda aberta a extensão de saúde de Cabanas de Viriato.

Logo que, na medida do possível, e até ao final do corrente ano, tentaremos retomar o horário de funcionamento da UCSP de Carregal do Sal.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Soveral Botelho
Diretor Executivo
ACES Dão Lafões”

A Câmara Municipal lamenta a situação e repudia-a completamente, pelo que garante vai continuar a envidar todos os esforços para que os seus munícipes continuem a poder utilizar os serviços de saúde nos horários em vigor.

1 comentário a "Centro de Saúde de Carregal do Sal vai passar a ter horário reduzido. Autarquia repudia."

  1. JÁ FALTA POUCO PARA ESTE GOVERNO ZARPAR, até lá, paciência e vamos esperar que não fechem o centro de saúde de um dia para o outro.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies