Quinta da Fata Touriga Nacional 2007 : um Dão com caráter

Não raras vezes se tem a felicidade de provar um vinho que mostra o porquê da região do Dão ser reconhecida pelo potencial de qualidade e longevidade dos seus melhores vinhos. É o caso deste Quinta da Fata Touriga Nacional 2007, de inquestionável reputação, pois foi 1º lugar no Concurso do Grande Vinho do Dão. 
Apesar da revolução e modernidade vitivinícola que ilustra a actualidade desta região, vigora lado a lado uma componente mais tradicional de pensar o vinho, que nos remete para uma individualidade e um carácter que por vezes, a vaga de uniformidade, corre o risco de apagar. 
Esta casa, que tem no seu responsável, o Sr. Eurico Amaral, um dos rostos mais carismáticos dos vinhos do Dão, devido não só aos seus vinhos, repletos de prémios, mas também de outras responsabilidades, tal como um dos sócios fundadores e sócio número um da Adega Cooperativa de Nelas, a primeira da região. 
Vinhos feitos com recurso a curtimenta em lagar de granito e estágio em cascos de carvalho, contribuem para um caminho de distinção e personalidade. 
Recentemente tive a oportunidade, de voltar a provar este vinho, o qual comprovou a sua merecida reputação. 
De cor ainda sólida e consistente, brilhante e de notável intensidade, mostra os atributos da casta, enquadrados na elegância tradicional dos vinhos da região. 
Inicialmente relutante a mostrar que a garrafa ainda lhe moldava o instinto, ao evoluir no copo, as componentes de fruta silvestre ainda bem presentes, algum floral seco e suaves balsâmicos a conferir riqueza e charme. 
Muito boa estrutura, denuncia um perfil amplo, maduro mas com a inevitável frescura do Dão a manter o necessário equilíbrio. 
Admirável, igualmente, a postura gastronómica, bem condizente com a sazonalidade de produtos desta época. 
Enfim, um vinho do Dão em boa forma, ainda com argumentos, sem perder charme e estilo. 

2 comentários a "Quinta da Fata Touriga Nacional 2007 : um Dão com caráter"

  1. É uma bonita homenagem do Sr.Eurico do Amaral a seu pai Dr. Eurico do Amaral que foi o melhor Presidente da Câmara de Nelas de todos os tempos!
    A ele se devem obras como as duas cooperativas, o Teatro Municipal,o Estádio Municipal, o Largo da Nossa Senhora Conceição,Águas e Esgotos,calcetamento das ruas principais de Nelas a paralelepípedo ,.etc, numa altura em que não havia fundos europeus.

  2. Não digam isso, porque é uma ofensa a Borges da Silva isso são obras de sua lavra.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies