REVISTA DO ANO : 12 meses de grandes acontecimentos nos concelhos de Nelas e Carregal do Sal

             E assim vamos escrevendo a história …

Nos concelhos de Nelas e Carregal do Sal o ano de 2014 foi fértil em boas e más notícias. Elegemos como personalidade do ano o novo Presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva, pelo seu estilo, mas principalmente pela ação pragmática que tem vindo a desenvolver, mesmo com muitas atitudes polémicas à mistura …

Janeiro

Presidência Aberta : foi o que o executivo liderado por Borges da Silva iniciou em Janeiro, pelas 7 freguesias do concelho de Nelas. Uma Presidência de Câmara aberta a ouvir dos autarcas e das populações, os seus principais anseios e necessidades, foi o principal objetivo da iniciativa. A Fundação Lapa do Lobo iniciou também neste mês o serviço de boleias gratuitas que veio a revelar-se de extrema utilidade para os munícipes que a ele recorrem, em mais uma clara demonstração da sua abertura à comunidade. 

Fevereiro
O anúncio da previsível criação de até mil novos postos de trabalho com o aproveitamento hidroelétrico de Girabolhos (pela Espanhola Endesa), foi uma grande notícia para toda a região e em particular para o concelho de Nelas, que já está a ser um dos principais beneficiados.

Março
Depois de termos avançado em primeira mão, na edição de Fevereiro, que o Grupo Aquinos (sedeado em Tábua) poderia vir a instalar em Nelas mais uma fábrica e criar assim algumas centenas de novos empregos, a confirmação veio em Março, numa conferência de imprensa em que a Administração enalteceu o “dinamismo e empenho” do executivo liderado por Borges da Silva. A promessa é que sejam criados em Nelas 600 novos empregos, dos quais 450 serão contratações diretas. Também a Lusofinsa anunciou um investimento de 35 milhões na sua unidade de Nelas, num projeto que foi considerado PIN (Projeto de Interesse Nacional), o que lhe irá permitir ter acesso a alguns benefícios fiscais.
Abril 
Este mês ficou marcado pela inauguração de dois projetos empresariais (Fidalgas de Santar e Casas do Lupo), que têm vindo a impor-se pela qualidade, com grande ênfase para o aproveitamento dos produtos locais, potenciando tudo o que a natureza e a terra oferecem de melhor em Santar e na Lapa. Por falar em natureza, foi em Abril que a autarquia decidiu proceder à primeira grande ação de Reflorestação da Mata das Alminhas, plantando ali 66 novas árvores, com destaque para o Pinheiro Manso. Ficámos também a saber que (finalmente) iriam arrancar as obras de requalificação da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato – o histórico edifício onde morou Aristides de Sousa Mendes.
Maio 
Foram muitas as boas notícias que vieram a público em Maio, a começar pelas subidas de divisão do ABC (séniores Futsal) e SL Nelas (séniores). O presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva, revelou que mais investimentos estão em curso em Nelas, na unidade de Engenharia da Mota Engil e de uma nova fábrica de “paletes”, que foram mais dois exemplo que voltam a colocar Nelas na rota do crescimento empresarial privado.
Junho
Mês de festas com grande tradição em Nelas, más notícias vieram da Administração Central : 4 escolas do 1º ciclo estariam indicadas para encerrar, mas ainda acabariam por se “salvar” Aguieira e Vale de Madeiros, num processo muito conturbado, em que o governo do PSD, mais uma vez cometeu erros grosseiros, acabando depois por recuar. 
As escolas de Lapa do Lobo e Póvoa de Santo António acabariam por fechar portas e não abrir no corrente ano letivo. Em Canas de Senhorim arrancavam em grande as comemorações dos 500 anos do Foral.
Julho
Os jovens Bombeiros de Carregal, Cátia e Bernardo, mortos em pleno teatro do horror, no grande incêndio do Caramulo de Agosto de 2013, tiveram uma justa homenagem por parte do Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida. Em protesto contra o encerramento das escolas do 1º ciclo, populares cortaram a EN 234, junto às rotundas de Canas, enquanto a Câmara de Nelas anunciou que chegou a um acordo com a CVR do Dão, para explorar as antigas instalações da Federação de Vitivinicultores, que viria a abrir na Feira do Vinho, com alguns eventos.
Agosto 
Foi em Agosto que na nossa rúbrica À MESA COM … fizemos a primeira entrevista de fundo ao novo presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva. O autarca voltou a mostrar o seu grande entusiasmo e paixão no exercício do cargo, reafirmou a sua prioridade em resolver os graves problemas ambientais no concelho “se tal não acontecer é uma grande falhanço meu” e prometeu ter um política amiga do investimento privado, tendo como desígnio a criação de emprego no concelho.
O calor de Agosto, se foi calmo em matéria de incêndios florestais, foi incendiário no confronto político e pessoal entre Borges da Silva e o seu arqui-rival, Manuel Marques. Asno, burro, javardo e jumento foram termos ouvidos em reunião de Câmara, que em nada prestigiam o órgão e a elevação que os autarcas eleitos pelo povo devem ter no exercício dos seus mandatos. 
Setembro
Em Agosto celebra-se o vinho do Dão em Nelas. A Feira do Vinho, que este ano foi pela primeira vez organizada por Borges da Silva e a sua equipa, já vai na sua 23ª edição, sendo o grande acontecimento vínico e gastronómico da mais antiga região demarcada de vinhos não licorosos do mundo. Ponto de encontro de enófilos, enólogos, produtores, jornalistas e público em geral, a edição de 2014 trouxe muitas novidades, com muita gastronomia, onde se destacou mais uma vez o conceituado Chef Diogo Rocha (nascido na Urgeiriça), com nova praça de alimentação e um espetáculo musicial e visual, a todos os títulos notável : Músicas que os vinhos Dão … da responsabilidade do encenador António Leal, que projetando imagens nos Paços do Concelho, criou um cenário idílico para os apreciadores dos néctares dos Deuses ali provados. António Leal que meses depois brindou o público da região, com 10 notáveis apresentações do musical “Jesus Cristo Superstar” no Centro Cultural de Carregal do Sal e veio a criar, com sede na Lapa do Lobo, a Associação Cultural, ContaCanto.
Setembro é normalmente mês de colheita de Figos e Borges da Silva quis oferecer a variedade Caralheto a Manuel Marques, em plena reunião de Câmara. 
Foi também neste mês que arrancou a laboração daquele que promete ser um dos maiores investimentos privados em toda a região : Aquinos – Polo Nelas.

Outubro 
Um mês muito relevante em eventos e anúncios, quer em Nelas, quer em Carregal do Sal. O Ministro da Administração Interna (que veio depois a demitir-se), Miguel Macedo, esteve em Carregal no feriado municipal a homenagear os Bombeiros Cátia e Bernardo. Em Nelas, Borges da Silva revelou que conseguiu ver aprovadas candidaturas ao P.O.V.T. para financiar duas novas ETAR´s (Nelas e Canas de Senhorim), dando um claro sinal de que as promessas que faz são para cumprir. O edil de Nelas conseguiu confirmar também que os Postos de Saúde de Carvalhal Redondo e Santar se manterão abertos. Foi um mês em grande para o seu executivo. 
No especial dedicado à Fundação Lapa do Lobo, passámos em revista mais um ano de grandes atividades e eventos, e na entrevista que nos concedeu, o seu líder, Carlos Cunha Torres, levantou-nos o véu sobre a Quinta Vale do Lobo, que viria a a concluir neste mês de Dezembro.
Novembro
Corrosivo q.b., como é seu apanágio, Manuel Marques foi o nosso convidado À MESA COM … 
O vereador do CDS/PP, agora na oposição, acredita que virá a ser o próximo Presidente da Câmara, revelando que “só por motivos de saúde” não será candidato e que o atual Presidente já entrou em processo de “desespero político”. 
O vinho voltou a ser Rei no concelho com a vasta comemoração do Dia Europeu do Enoturismo.
Quem teve razões para sorrir em Novembro, foi o executivo liderado por Rogério Abrantes, em Carregal do Sal. A autarquia foi considerada a segunda mais transparente do país.
Dezembro
O último mês do ano trouxe a triste notícia do falecimento do ex presidente da Câmara de Nelas, José Correia, vítima de cancro. Este “dinossauro” do poder local em Portugal (22 anos no poder), morreu com 75 anos e deixou uma obra que marcou indelevelmente o desenvolvimento sócio-económico do concelho de Nelas. 
Na última edição do ano ficámos ainda a saber que a Escola Secundária de Carregal é a segunda melhor do país a Português e que as obras na Casa do Passal estão prestes a concluir-se (1ª fase). 
Fomos à Lapa do Lobo e ficámos surpreendidos com o que vimos : uma verdadeira reserva ecológica, num projeto (mais uma) de excelência da Família Batalha Torres. A Quinta Vale do Lobo é um verdadeiro paraíso, em que a preservação do seu riquíssimo ecossistema é basilar na estratégica que foi desenhada. 


1 comentário a "REVISTA DO ANO : 12 meses de grandes acontecimentos nos concelhos de Nelas e Carregal do Sal"

  1. Na minha modesta opinião a Instituição/Personalidade do Ano devia ser a FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO.
    O resto é "show off".

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies