“Eu não herdei nada, apenas continuo o trabalho que vinha a ser realizado”

Artur Jorge Ferreira, presidente do ABC de Nelas, em entrevista exclusiva ao nosso jornal.
Sócio do ABC, há 15 anos, dirigente desde 2005 e treinador desde 2006, Artur Jorge Ferreira foi eleito há cerca de meio ano como o novo presidente do ABC, maior clube do distrito de Viseu – atualmente com 2 700 sócios e 150 atletas federados, distribuídos por 11 escalões, dos quais dez são de formação, e duas modalidades (Futsal: Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis, Benjamins, Traquinas e Petizes. Andebol: Juvenis, Infantis e Minis), participando em diversos Campeonatos Nacionais, Regionais e Distritais, bem como em Fases Finais Nacionais e Regionais.
Com um orçamento de 65 mil euros para a presente época desportiva, Artur Jorge concede-nos em exclusivo a sua primeira entrevista como novo timoneiro da coletividade.
O ABC tem por tradição aposta em presidentes por longos anos. Joaquim Amaral esteve ao leme da coletividade durante 17 anos. Em que situação herdou o clube e que legado deixou Joaquim Amaral?
O Joaquim Amaral ficará sempre ligado ao passado, ao presente e ao futuro do ABC de Nelas. O que o ABC é hoje deve-se em muito ao Joaquim. Tem sido para mim uma importante ajuda nestes primeiros tempos de presidente. Eu não herdei nada, apenas continuo o trabalho que vinha a ser realizado. As pessoas que me acompanham já cá estavam e comungamos todos da mesma opinião ao dizermos que o ABC SOMOS TODOS NÓS. O principal objetivo é manter o ABC no patamar elevado que em que o Joaquim Amaral o colocou. Neste momento e face aos sucessos contínuos que atinge, o ABC de Nelas é uma associação/clube com prestígio e um exemplo para muitos.
A renovação de atletas do ABC, depois de várias gerações de ouro, com muitos jogadores, inclusive neste momento a jogarem ao mais alto nível, encontra-se assegurada?
Antes de pensarmos na parte desportiva o ABC pensa na parte da cidadania, formando jovens. Claro que ficamos satisfeitos e recompensados quando vemos atletas formados no clube a jogar ao mais alto nível e em equipas que lutam por objetivos mais importantes. Mas também ficamos igualmente satisfeitos quando vemos seis atletas que passaram no ABC a serem os escolhidos para fazerem o Gap Year ou que conseguem o ingresso no ensino superior nas primeiras opções. Neste momento temos atletas que nos garantem que estas duas vertentes se encontram asseguradas.
Quais os grandes objetivos que traçou para a sua presidência?
Como já referi o principal objetivo é manter o ABC de Nelas no patamar e no prestígio em que foi colocado. O rigor financeiro, a continuidade da aposta na formação e a manutenção na aposta da formação dos dirigentes e dos técnicos, são todos objetivos que já vinham dos anteriores mandatos e continuaram a ser os vértices desta equipa diretiva.
Nova presidência no ABC, novo executivo camarário, e um presidente do clube que é também vereador na oposição… que relações tem mantido com o atual executivo Camarário?
As relações têm sido boas. Tanto eu como o executivo sabemos distinguir o que é política e o que é o ABC de Nelas. Até porque no caso do desporto temos quase a mesma opinião. Os clubes são um importante parceiro da Câmara na promoção do desporto Concelho.  O presidente da Câmara e restante executivo sabe quais são os objetivos do ABC e nós sabemos o que a Câmara pode oferecer para que esses objetivos sejam alcançados. Claro que queremos sempre mais porque achamos que merecemos mais.
Peço-lhe um depoimento sobre a morte do ex presidente, José Correia, e a importância que a sua gestão de 22 anos teve para o clube…
Este é um tempo ainda de luto. Estou certo que a seu tempo o ABC de Nelas saberá prestar a devida homenagem ao Dr. José Correia pela importante ajuda que deu ao reaparecimento do ABC. Ainda assim, e tendo em atenção a política desportiva da sua governação, o ABC não pode esquecer que foi nesse período que foi construído o pavilhão municipal, os torneios internacionais, as galas dos pequenos cantores, entre outros apoios. Não posso deixar de referir a importância que teve nestes projetos o vereador Rui Neves que muito influenciou o Dr. José Correia para apoiar estes e outros projetos desportivos no concelho. No entanto o ABC de Nelas não pode deixar de reconhecer também todo o apoio que recebeu dos outros presidentes: o Eng. José Manuel Almeida e Dra. Isaura Pedro. Todos, incluindo o atual presidente contribuíram para que o ABC seja hoje uma associação/clube de referência não só no concelho, mas também no distrito e no país.  

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies