NOTÍCIAS DA LAPA : Festa de Santa Catarina e Lapenses indignados pela falta de informação sobre o destino a dar à Escola

    O nosso correspondente na Lapa do Lobo, Marco Costa, dá-nos conta dos últimos acontecimentos relevantes numa das mais dinâmicas aldeias da região :

Festa de Santa Catarina



Realizou-se no passado dia 30 de Novembro, a festa em honra de Santa Catarina, padroeira da Lapa do Lobo.
A festividade iniciou-se com a missa na, muito bem decorada, Capela de Santa Catarina.
Uma celebração animada, que contou com a participação dos escuteiros do agrupamento 604 de Canas de Senhorim, que deram ainda mais brilho á eucaristia.
Após a eucaristia, realizou-se a procissão pelas ruas da freguesia, com os andores lindamente decorados.
Foi muito agradável assistir á passagem dos andores, acompanhados por dezenas de pessoas e a serem, por vezes, recebidos por chuvas de pétalas que foram lançadas em alguns lugares do trajeto.
Após o termino da procissão, foi efetuado o leilão de vários produtos e que teve uma grande participação das pessoas presentes.

 Os mordomos, Jorge Abrantes e António Pinto, estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado, não só para que este dia de festa fosse um sucesso, mas também pela dedicação que demonstraram ao longo de todo o ano.

 Aos novos mordomos que tenham muita sorte, que de certeza farão um excelente trabalho.

Magusto de Santa Catarina


Como é tradição nas vésperas da festa de Santa Catarina, os mordomos proporcionaram um magusto á população da Lapa do Lobo.
Na noite de 29 de Novembro, pode-se comer castanhas, beber jeropiga e conviver junto á capela de Santa Catarina.

Ténis Mesa Associação Desportiva e Cultural Lapense


Num inicio de época atípico, com o adiamento de vários jogos, origina que ao fim da 4ª jornada, as duas equipas da ADCLapense apenas tenham disputado 2 jogos cada.
Os resultados obtidos, apesar de não serem positivos, não estão longe do expetável. A equipa A tem uma vitória e uma derrota, sendo que esta foi com o Académico Viseu, atual campeão distrital. A equipa B conta com 2 derrotas, mas o objetivo principal desta equipa é ir integrando alguns jovens na competição.
Atualmente as equipas da ADCLapense ocupam a antepenúltima e penúltima posição da classificação, mas como referido, têm jogos em atraso, que após a sua realização poderá levar á subida de alguns lugares.

Antiga Escola Primária da Lapa do Lobo – novo destino



Uma nova volta nos destinos do edifício da Escola Primária da Lapa do Lobo.
Após a luta dos lapenses para que a escola não encerrasse, que levou a que surgisse a possibilidade de naquele edifício se instalar uma escola profissional, eis que surge uma nova solução para o espaço.
O edifício irá albergar uma associação recentemente criada, “Contracanto Associação Cultural”, que tem como objetivo a formação artística de jovens e que, segundo comunicado da Camara Municipal de Nelas, conta já com 30 inscrições.
Desagradável para os lapenses foi o fato de as autoridades não terem informado a população da Lapa, que muito lutou pela sua escola, convenientemente, sendo que a primeira informação publica sobre esta cedência veio do responsável da associação.
O comunicado da Camara Municipal de Nelas a explicar a situação surgiu posteriormente e, curiosamente, estava datado como sendo de Setembro.
A ocupação da Escola Primária é bem acolhida pela generalidade da população, mas sente-se nas pessoas a falta de uma explicação para a forma como os lapenses podem usufruir desta iniciativa e qual a mais valia esperada para a freguesia.

 Marco Costa

1 comentário a "NOTÍCIAS DA LAPA : Festa de Santa Catarina e Lapenses indignados pela falta de informação sobre o destino a dar à Escola"

  1. Parece que temos todos de comer e calar

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies