Nelas assina a Carta de Compromisso de Criação da Rede de Autarquias Participativas

A Câmara Municipal de Nelas, representada pelo seu Vice-Presidente,Alexandre Borges, fez parte das vinte e duas Câmaras Municipais que assinaram ontem, em Cascais, a Carta de Compromisso de criação da Rede de Autarquias Participativas, empenhadas desde já em constituir esta nova estrutura colaborativa nacional, de modo a contribuir para a sinalização, disseminação, qualificação e divulgação dos processos de democracia participativa no país.
A assinatura desta Carta de Compromisso encerrou com “chave de ouro” a 1.ª Conferência Portugal Participa, que serviu para apresentar o projeto homónimo criado para aprofundar os mecanismos e as políticas de democracia participativa em Portugal. O objetivo é ajudar a produzir mudanças transformadoras na organização e na sociedade, explorando novos horizontes para o exercício da cidadania e recriando a confiança entre instituições e populações.
Em termos gerais, o projeto “Portugal Participa” pretende capacitar a administração pública e a sociedade civil para o desenvolvimento de novos processos de participação dos cidadãos na tomada de decisão sobre políticas e recursos públicos, através do alargamento dos espaços existentes e criação de novos. Numa primeira fase vão ser testados vários processos de democracia participativa em quatro concelhos-piloto: Cascais, Odemira, Porto e Funchal.
Este Projeto é coordenado pela Associação In Loco, tem como entidades parceiras o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Câmaras Municipais de Cascais, Odemira e Porto, e é apoiado pelo Programa “Cidadania Ativa” gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies