Carregal do Sal contra a pena de morte

A Câmara Municipal de Carregal do Sal associou-se à iniciativa “Cidades para a Vida, Cidades contra a Pena de Morte”, assinalado no sábado – 30 de novembro – e iluminou o “pelourinho de Oliveira do Conde. 
Identificado como “lugar vivo” desta jornada mundial, o monumento esteve iluminado durante a noite como símbolo da abolição da pena de morte e consequentemente afirmação da vida e da defesa dos direitos humanos. 
“Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” realizou-se, pela primeira vez, a 30 de novembro de 2002, assinalando o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, e desde então a data tem sido celebrada num número cada vez maior de países.
Em Portugal, e de acordo com a organização do evento – Amnistia Internacional Portugal – menos de três dezenas de cidades e/ou concelhos adeririam à celebração constando, entre estes, Carregal do Sal que iluminou o Pelourinho de Oliveira do Conde como ícone de defesa da vida e dos direitos humanos.