BLOCO DE ESQUERDA em defesa dos antigos mineiros da ENU

BLOCO DE ESQUERDA  EXIGE RESPEITO PELA LEI E PELOS EX-TRABALHADORES DA ENU A QUEM FORAM COBRADAS INDEVIDAMENTE  TAXAS MODERADORAS NOS EXAMES MÉDICOS
O BE anunciou a apresentação em breve na Assembleia da República (AR) de mais um Projecto de Resolução sobre as reivindicações dos mineiros!

Na passada segunda- feira, dia 17, cerca de meia centena de ex-trabalhadores da ENU – Empresa Nacional de Urânio – e seus familiares, realizaram uma vigília junto do Centro de Saúde de Nelas, de protesto contra o não cumprimento da Lei 10/10, que isenta estes trabalhadores do pagamento de taxas moderadoras nos exames médicos realizados no âmbito do PIS.  
A  ATMU, Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, denunciou as manobras dilatórias do presidente da ARSC, com promessas consecutivamente adiadas de fazer cumprir a lei:  “situação caricata esta de uma entidade pública reconhecer não cumprir a lei, sem qualquer suporte ou directiva governamental para o efeito, e dizer que se esforça para a repor”. 
Esteve presente na vigília uma delegação do BE de Viseu, que lamentou que um ano depois de terem ali estado, naquele mesmo local, acompanhando Pedro Filipe Soares,  líder da bancada parlamentar do BE, numa vigília de protesto precisamente pelo mesmo motivo, o governo e a ARS do Centro ainda não tenham cumprido a lei, o  que denota uma indesculpável falta de respeito pelos trabalhadores que foram vítimas da exposição à radioactividade, por incúria do Estado. 
O BE anunciou a apresentação em breve na Assembleia da República (AR) de mais um Projecto de Resolução sobre as reivindicações dos mineiros.
Também no dia 3 de Dezembro, por iniciativa do BE, será apresentado na AR, o livro “A Vida dos Trabalhadores de Urânio”, do investigador Carlos Mota Veiga, para sensibilizar todos os deputados para a dura luta dos mineiros e as condições criminosas em que eram obrigados a laborar com o urânio.
A Comissão Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda exige à ARS do Centro e ao governo o respeito pela Lei 10/10, pelos ex-trabalhadores das minas de urânio e seus familiares.
Viseu, 19 de Novembro de 2014
A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do 
BLOCO DE ESQUERDA 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies