Câmara de Carregal do Sal assina declaração para a mobilização cidadã

“Empoderar Comunidades, Desenvolver Regiões – Viseu Dão Lafões na Europa”

O Município participou recentemente no Seminário “Empoderar Comunidades, Desenvolver Regiões – Viseu Dão Lafões na Europa”, promovido pela Ação Polis Unipessoal Lda. enquanto parceira independente local da 12ª Semana Europeia de Regiões e Cidades – Open Days 2014 e realizado na Biblioteca Municipal de Mangualde.
Carregal do Sal fez-se representar pela Vereadora da Ação Social, Ana Cristina Borges, que participou no painel “Autarcas de Viseu Dão-Lafões – a Europa e o Poder Local”, a par de outros autarcas da região Dão Lafões, designadamente de Castro Daire, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Tondela.
Na ocasião, os autarcas assinaram a Declaração de Compromisso para a Mobilização Cidadã e da Sociedade Civil. Um documento simbólico, elaborado em conformidade com a Carta Europeia de Autonomia Local e com a Carta para a Governança Multinível na Europa, que visa reforçar a Democracia Local. Carregal do Sal e outros municípios subscritores assumiram o compromisso de “aproximar as/os munícipes do desenvolvimento das políticas públicas locais num contexto de governação plural e a vários níveis, identificando e abolindo obstáculos à participação e promovendo, mantendo ou reforçando medidas como as que se expõem a seguir, a título de exemplo, nas áreas de intervenção:
– Empoderamento;
– Transparência e prestação de contas;
– Governação a vários níveis e democracia participativa;
– Participação equilibrada de homens e mulheres.
O Seminário terminou com um Dão de Honra acompanhado com produtos endógenos da região a que Carregal do Sal se associou com o tradicional bolo torto e o pastel “maravilha do sal”, cedidos respetivamente pela Pastelaria Parque e Pastelaria Salinas.

Fotografias: Flash me

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies