Projeto “Fruticool” foi implementado pela Câmara de Nelas em todo o concelho

O projeto “Fruticool” é uma iniciativa da Câmara Municipal Nelas que se define como um programa de intervenção pedagógica nas escolas do concelho, nomeadamente junto das crianças do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como principal objetivo motivar e incentivar as crianças ao desenvolvimento de hábitos de alimentação saudável, sendo essencial o consumo de fruta diário. Além de um programa pedagógico e de sensibilização, a Câmara Municipal irá também desenvolver um programa de distribuição de fruta às escolas a todas as crianças dos já referidos níveis de ensino, para que possam ter todos os dias uma peça de fruta no seu lanche escolar. A iniciativa vai também libertar os Encarregados de Educação e Famílias da compra de um lanche escolar, já que as crianças passarão a ter fruta para o lanche fornecido pela Autarquia, em colaboração com o IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas). Esta será uma medida de apoio social às Famílias contempladas que conjuga a vertente financeira com a vertente pedagógica, e simultaneamente estimula o desenvolvimento e sustentabilidade dos mercados locais por meio da compra deste tipo de alimentos. 
O referido projeto constitui, portanto, uma estratégia de intervenção desta autarquia uma vez que, por um lado surge integrado no Projeto Educativo Municipal, numa vertente de Educação para a Saúde, onde se pretende que a temática da alimentação saudável e os hábitos de vida saudáveis sejam trabalhados nas escolas com as crianças, mas também com as Famílias e a nível local. Por outro lado, é também uma estratégia de valorização dos principais recursos identitários do concelho e da sua história, já que assume como “mascote” a uva, criada com o objetivo de sensibilizar as crianças para as especificidades da cultura do concelho onde vivem.
O projeto arrancou no passado mês de Outubro e abrange 706 crianças das escolas do concelho, 176 do Pré-Escolar e 530 do 1º Ciclo do Ensino Básico, contando com o envolvimento e colaboração dos Agrupamentos de Escola do concelho, com os Educadores de Infância e Professores para ensinar e motivar as crianças para esta temática.
Custo anual do investimento da autarquia por aluno: 18€

1 comentário a "Projeto “Fruticool” foi implementado pela Câmara de Nelas em todo o concelho"

  1. Também é bonito!!!!!

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies