Dia Europeu do Enoturismo assinalado hoje em Nelas : Curso de Prova de Vinhos pelas 15h na Quinta da Boiça

A Autarquia de Nelas associa-se pelo 2º ano consecutivo à celebração do Dia Europeu do Enoturismo, evento promovido pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) em parceria com Câmara Municipal de Nelas e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). O evento realiza-se hoje e conta com um leque mais alargado de produtores de Vinho do Concelho entre eles, Caminhos Cruzados, Carvalhão Torto, Lusovini, Casa de Santar, Paço dos Cunhas, Quinta da Fata, Quinta do Sobral, Quinta de São Simão, Quinta da Boiça, Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão – Quinta da Cale, Quinta do Castelo e Quinta do Mondego – Fontes da Cunha S. A., num total de 12 produtores, mais 4 que o ano passado, que abrem as suas portas para provas e visita às adegas.

O programa, para além das visitas livres, contempla uma visita guiada e prova do melhor néctar da Região do Dão promovida pela Autarquia que assegura transporte gratuito e cujas inscrições podem ser efectuadas no site oficial do evento http://municipionelas.wix.com/enoturismo-nelas2014 até ao dia 06 de Novembro próximo. Neste âmbito, decorre pela primeira vez o Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, na Quinta da Boiça, pelas 15h,orientado pela Enóloga Patrícia Santos que visa dotar os participantes de conhecimentos essenciais para uma apreciação crítica ao vinho, sendo abordados temas como a análise sensorial, a temperatura de consumo de vinhos, a importância dos copos, e algumas noções básicas para apreciar e reconhecer as diversas castas do Dão. Para esta última iniciativa é necessário, igualmente, proceder-se à inscrição.

Grande novidade deste ano é a associação da gastronomia local ao vinho do Dão traduzida pela adesão de 17 restaurantes do Concelho que preparam para esta iniciativos (08 e 09 de novembro) pratos únicos com vinho do Dão como principal ingrediente. No próximo fim de semana, os restaurantes A Moderna, Bem-Haja, Grande Hotel Caldas da Felgueira, Hotel Nelas ParQ, Hotel Urgeiriça, Pelourinho, Paço dos Cunhas, Pizzaria Concerto, Ponte do Ouro, Pool Café, Prata do Dão, Quinta do Castelo, Retiro das Laranjeiras, Sabores Caseiros,Sárita, Taberna do Chef, Take Away João Coelho e Restaurante Zé Pataco proporcionam menus de sabores singulares.

Toda as informações sobre o evento estão disponíveis na Página Oficial http://municipionelas.wix.com/enoturismo-nelas2014, na AMPV em http://www.ampv.pt e na RECEVIN em http://www.recevin.net

3 comentários a "Dia Europeu do Enoturismo assinalado hoje em Nelas : Curso de Prova de Vinhos pelas 15h na Quinta da Boiça"

  1. Isto é de borla? É que a malta cá do burgo não têm dinheiro!

  2. Também vão visitar a Adega Cooperativa de Nelas?
    A Sogrape?
    A Vinícola de Nelas?
    E a Adega de Silgueiros?
    Locais onde estão a maior parte das uvas produzidas no concelho de Nelas.

  3. Eu diria onde os "pobres" produtores entregam as suas uvitas.
    Para esses ninguém olha, também não é preciso: "até de uvas de faz vinho"

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies