Um Branco Especial

Manuel Moreira – Escanção

Por vezes, a emoção toma-nos de assalto e determinados vinhos proporcionam uma experiência verdadeiramente inesquecível. 
Foi o caso de um vinho branco do Dão, provado recentemente, que imediatamente se instalou no meu ranking de grandes vinhos brancos portugueses.
Este vinho é do Dão, com o nome Quinta dos Carvalhais Branco Especial.
A sobejamente reconhecida reputação dos vinhos brancos da região, exemplificada quer por vinhos mais evoluídos e por outros mais recentes, tem neste, em particular outro elemento diferenciador: o blend de várias colheitas num só vinho.
A pratica menos comum (actualmente) entre nós de misturar colheitas, excepto nos vinhos generosos, poderá, entretanto, explorar alguns ângulos de exploração sensorial.
Assim, este vinho expõe uma tonalidade linda de amarelo dourado, brilhante, verdadeiramente rico e complexo no aroma, daqueles vinhos que nunca cansam, sempre mostrando novas nuances ao longo da prova.  Na boca tem textura e requinte difíceis de igualar, profundidade e sabores impressionantes. Não fica nada a atrás perante outros grandes vinhos brancos do mundo. 
Este vinho expõe, outra perspectiva que lentamente cresce, que é o facto de suscitar uma nova moda. Esta moda provém um certo revivalismo dos grandes clássicos vínicos portugueses, onde através de técnicas e afinação mais tradicionais, procuram trazer algo de novo, numa época de cultura de gosto já bastante uniformizada. Alguns produtores do Dão e de outras regiões, já conseguiram afirmar os seus vinhos concebidos nesta perspectiva.
Para mim, como enófilo e profissional ligado a este sector, é uma verdadeira lufada de ar fresco. 

1 comentário a "Um Branco Especial"

  1. Sr. Manuel Moreira esqueceu-se de dizer o nome das enzimas que lhes dão esses aromas todos, no entanto e naturalmente, não deixo de gostar e de saborerar um bom branco e esse é realmente excelente.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies