Expansão da linha da beira alta, IP3 e IC12, são obras públicas prioritárias

    Apesar do forte “lobby” que o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, estará a fazer para que seja construída uma nova linha ferroviária, com bitola europeia, no trajeto Aveiro-Viseu-Vilar Formoso, tudo indica que a opção seja a expansão da atual linha da Beira Alta, abrangendo um ramal para Viseu. Este assunto foi aliás discutido na última reunião da CIM de Dão Lafões, onde foi referido pelo presidente, Jorge Morgado, que deu conhecimento ao presidente da REFER “a importância deste investimento para a região, nomeadamente para a competitividade das empresas aqui instaladas”. Contudo o parecer da REFER vai no sentido da opção de expansão da atual linha da Beira Alta, com um custo 3 vezes inferior ao possível novo corredor, com a agravante que “este teria em termos de avaliação do impacte ambiental um período de estudos que inviabilizaria a sua candidatura ao novo quadro comunitário de apoio”. Joaquim Seixas, vice presidente da Câmara de Viseu, fez uma intervenção no mínimo surpreendente, tendo em conta as restrições orçamentais atuais do país : “que se desenganem aqueles que pensam que as decisões são meramente técnicas, pois são é políticas”. A recente entrevista do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, a um jornal regional, foi no mesmo sentido : forte pressão para que venha a ser construído o novo corredor ferroviário Aveiro-Viseu-Vilar Formoso. Entretanto também no plano estratégico de transportes e infraestruturas, apresentado pelo governo Português à Comissão Europeia, em Abril deste ano, é referida a remodelação da linha ferroviária da Beira Alta, com um ramal para Viseu, como obra pública prioritária. Ao nível de rodovias, voltam a ser destacadas o IP3 e o IC12 como prioridades.

3 comentários a "Expansão da linha da beira alta, IP3 e IC12, são obras públicas prioritárias"

  1. Almeida Henriques de que partido é?

  2. Que fará o deputado Pedro Alves, como representante do PSD de Nelas e deputado indicado do PSD de nelas com uma carta de alforria emitada pela CPC de Nelas

  3. A IC 12 deveria ser composta com urgente, muitos condutores vão pela via do lado esquerdo, que infelizmente dá direito a coima, enquanto ha via direita está pecima buracos atrás de buracos!!!!! Enquanto à linha da beira alta deveria ser composta certos túneis em que um comboio quando passa pelo túnel vai a 30 km à hora!!! Relembro que a linha da beira alta é uma linha que tem a suas historias, que passa intercidades e o comboio internacional!!!!!! Será que tem de haver um acidente com mortes para compor a linha da beira alta????

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