Quinta de Lemos na elite mundial de vinhos com o Touriga Nacional 2009

– Em breve neste seu diário digital (e seguidamente na edição impressa), uma grande reportagem na Quinta de Lemos e Mesa de Lemos, com o seu proprietário, Pierre de Lemos
A quinta edição do Ultimate Wine Challenge contou com mais de 850 vinhos de todo o mundo. O concurso foi liderado pelo fundador da UBC, F. Paul Pacult, coadjuvado por Sean Ludford. Oito provadores tomaram conta dos restantes lugares de prova. Depois de apurados os resultados, os melhores vinhos em cada categoria (eram dezenas) foram selecionados como finalistas e, entre estes, o mais pontuado conseguiu o prémio maior, o Chairman’s Trophy. Foram 33 os vinhos a lá chegar, um em cada categoria, mas apenas quando a pontuação do vinho era de 93 pontos ou mais.
Um vinho português conseguiu esta distinção, na categoria ´Portugal Reds´: o tinto Quinta de Lemos Dão Touriga Nacional 2009, que chegou aos 96 pontos. Esta foi a segunda maior pontuação do concurso, embora partilhada com mais 3 vinhos. O único vinho que superou esta nota foi um tinto francês, com 97 pontos (preço de 80 dólares). O Quinta de Lemos TN 2009, já agora, custa 35 dólares no mercado americano e vem de um produtor do Dão que só lança os seus vinhos quando acha que estão prontos a beber.
Uma boa parte das categorias, diga-se de passagem, estavam vedadas aos vinhos portugueses (Champanhe, Cava, Prosecco, etc) ou referiam-se a castas pouco ou nada representativas do pertefólio nacional (Riesling, Gewurztraminer, Pinot Noir, Pinot Grigio, Merlot, etc).
De resto, foram 18 os vinhos portugueses a ganhar o título de Finalist, representando a chegada à finalíssima. Os Finalistas tinham de ter, pelo menos, 91 pontos de classificação.
Finalmente, 20 vinhos portugueses conseguiram outro selo importante: o Great Value, outorgada a vinhos com excelente relação preço/classificação.
Ultimate Wine Challenge
vinhos portugueses – todos tintos – com mais de 94 pontos (preço nos EUA, em dólares) 
96           Quinta de Lemos Touriga Nacional Dão 2009 ($35)
95           Quinta do Quetzal Alentejo Reserva 2010 ($38)
94           Poliphonia Alentejo Reserva 2012 ($25)
94           Quinta de Lemos Dona Santana Dão 2009 ($25)               
94           Tapado do Barão Alentejo Colheita Selec. 2013 ($14)

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies