Carregal do Sal associa-se ao Programa “Portugal 1914-1918 “

Momento determinante para a história do País, a I Guerra Mundial é lembrada em 2014 com histórias, documentos e memórias de soldados e familiares que vivenciaram essa rutura profunda no percurso da história contemporânea.
A iniciativa é do Instituto de História Contemporânea, da Universidade de Lisboa, que lançou o Programa Portugal 1914-1918, com a parceria de várias instituições e a que a Câmara Municipal de Carregal do Sal se associa através da divulgação/sensibilização e apelo à participação dos seus munícipes.
Assente em três projetos principais, o programa foca particular incidência na participação portuguesa e no impacto que a I Guerra Mundial teve em Portugal e visa sensibilizar para a importância de preservar essa memória enquanto desafia os cidadãos a recordarem e a conhecerem melhor a história do primeiro conflito mundial. 
Associando-se à iniciativa, a Câmara Municipal de Carregal do Sal divulga o Programa e apela à participação através dos três projetos integrados deste Programa:
– o portal Portugal1914, em que é disponibilizado o acesso livre e aberto a informação e documentos sobre a história de Portugal e a Grande Guerra que permite também a partilha das memórias, testemunhos, histórias herdadas dos que partiram e dos que ficaram (www.portugal1914.org);
– Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918, no facebook, em que é possível conhecer os soldados que partiram e os seus percursos, os seus familiares e todos aqueles que sofreram os impactos da guerra e que permite a partilha na internet de testemunhos relacionados com a história de Portugal e a I Guerra Mundial através da disponibilização de recordações, relatos, memórias, fotografias, documentos ou objetos e das histórias que lhes estão associadas (facebook.com/memoriasdeguerra); 
– Dias de Memória, na Assembleia da República: de 17 a 19 de outubro, o Palácio de S. Bento abre as portas para recolher- em vídeo, áudio ou imagem – testemunhos, conhecer histórias, peças ou documentos sobre a participação portuguesa no conflito.
Associe-se à iniciativa. 
Contribua para a salvaguarda da memória da participação portuguesa na I Guerra Mundial! 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies