Dia do Animal foi assinalado em Carregal do Sal

A Câmara Municipal de Carregal do Sal assinalou o Dia do Animal, na manhã de segunda-feira, com os alunos do 3.º e 4.º anos do Centro Educativo Nun’Álvares.
A efeméride foi lembrada com uma sessão de sensibilização intitulada “Animais, esses nossos amigos”, numa das salas do estabelecimento de ensino onde foram projetados slides ilustrativos com informação sobre responsabilidade e cuidados a ter para com os animais de estimação.
Paulo Jaime Matos, veterinário municipal, conduziu a sessão a que assistiram alguns responsáveis do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, depois das boas vindas da vereadora do pelouro, Ana Cristina Borges referindo a importância desta ação de sensibilização, uma vez que assistimos a um aumento do número de animais abandonados, pelo que faz todo o sentido desenvolver iniciativas deste género.
Com a referência de que 4 de outubro é o Dia do Animal mas também de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e do Médico Veterinário, Paulo Jaime Matos reforçou a ideia de que não basta querermos ter um animal de estimação – é imperativo respeitar as regras previstas na lei e ter em conta determinadas condições, essenciais ao bem-estar do animal, dos respetivos donos e da comunidade em geral.
Esta iniciativa culminou com a apresentação de alguns animais de estimação: um cão, uma gata, uma iguana e uma cobra, os dois primeiros do próprio médico veterinário e os restantes de Luís Ricardino, proprietário dos répteis que, ano após ano, se disponibiliza para colaborar na iniciativa realizada, de forma intercalar, no Centro Educativo Nun’Álvares e na Escola Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.
No fim, as crianças tiveram a oportunidade de ver de perto os animais de estimação e, os mais corajosos, até lhes tocaram!

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies