CARREGAL na linha da frente na defesa do Pinheiro Manso

Seminário “A Cultura do Pinheiro Manso: Exigências e Perspetivas” – 17 de outubro

Localizado numa zona privilegiada para a cultura do Pinheiro Manso, pelas características do solo e clima, Carregal do Sal assume uma nova centralidade – a do Pinheiro Manso.
Atentas aos desafios dos próximos tempos e reconhecendo a importância dos recursos ligados à floresta, a Câmara Municipal e a APFPB – Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão – estão empenhadas em potenciar os recursos endógenos do Concelho e de outros Municípios da zona NUTSIII, (alguns da região Dão-Lafões e da região Pinhal Interior Norte) onde o pinheiro manso assume uma relevância destacada.
No seguimento da dinamização/promoção desta nova centralidade – marca já registada oficialmente – a Câmara Municipal e a APFPB vão realizar um grande Seminário sobre “A Cultura do Pinheiro Manso – Exigências e Perspetivas”, no Centro Cultural de Carregal do Sal, no dia 17 de outubro.
O evento conta com o envolvimento / participação de instituições e entidades vocacionadas para o apoio ao desenvolvimento florestal; técnicos especialistas reconhecidos neste domínio do saber, em particular do INIAV, da UNAC e outros que estiveram na origem da cultura moderna do pinheiro manso.
A pertinência e o desafio desta nova Centralidade levaram a organização a convidar a Presidente da CCCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa para a sessão de abertura do Seminário (presença já confirmada) e o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, para a sessão de encerramento, cuja presença também já esteve confirmada. No entanto, e perante a recente demissão do Secretário de Estado, a Câmara Municipal está a envidar todas as diligências no sentido de garantir a presença do futuro membro do Governo, titular da respetiva pasta.
Garantida está a realização do Seminário, cujas inscrições já estão abertas. Os interessados podem fazê-lo pelos seguintes meios:
– Email: apfpb.pinheiromanso@gmail.comOlinda@cm-carregal.pt
– Online: www.carregal-digital.pt, e www.apfpb.org, clicar em seminário Pinheiro Manso
– Entrega da Ficha de Inscrição destacável do panfleto distribuído, na Câmara Municipal ou na APFPB.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies