Gabinete de Apoio ao Emigrante vai ser uma realidade em Carregal do Sal

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, esteve em Carregal do Sal, na passada sexta-feira. José de Almeida Cesário veio homologar presencialmente o Protocolo de Colaboração entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas – DGACCP – e o Município de Carregal do Sal que visa a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante, n.º 99 e válido por 3 anos.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 17:00horas e constou da assinatura do documento pelo Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Rogério Mota Abrantes e pelo Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, João Maria Cabral, leitura do respetivo Protocolo e discursos de circunstância.
De acordo com o documento, as partes comprometem-se a colocar em funcionamento o respetivo Gabinete que terá como missão principal prestar todo o apoio aos emigrantes relacionado com a saída, regresso e reinserção de emigração, questões da segurança social/reformas e acolhimento de portugueses regressados a Portugal em situação de doença ou de outra forma de vulnerabilidade.
Para o efeito, a Direção – Geral compromete-se a dar a competente formação aos trabalhadores destacados pela Câmara e prestar todo o apoio técnico, cabendo à Câmara Municipal disponibilizar o espaço físico para a criação e manutenção do Gabinete de Apoio ao Emigrante e afetar dois funcionários para o respetivo funcionamento.
Depois da assinatura e homologação do documento, Rogério Abrantes dirigiu-se ao Secretário de Estado para lhe agradecer a vinda a Carregal do Sal e a colaboração eu venha a ser prestado ao nível do funcionamento do novo Gabinete e aproveitou para se referir à falta de meios existentes em algumas Câmaras Municipais referindo-se em particular, à de Carregal do Sal onde já existiram 147 trabalhadores e onde existem atualmente apenas 102. Deixou, no entanto, a garantia de tudo fazer para que o Gabinete seja uma mais-valia para todos.
José de Almeida Cesário saudou o amigo Rogério Abrantes e reconheceu-lhe competência e dedicação para que o Gabinete venha a estar entre os melhores. Referindo-se à missão dos citados Gabinetes afirmou: “Os GAE foram criados para servir, para ajudar a resolver os problemas dos emigrantes, para dar informação e evitar situações menos agradáveis sobretudo para os mais fragilizados” aludindo às situações de burla evitadas pela intervenção dos Gabinetes que, afirmou, só em 2013, se cifrou nos 400 casos.
Desejando as maiores felicidades ao Gabinete n.º 99, José de Almeida Cesário encerrou a cerimónia lembrando que ao ser criado o Gabinete, abrem-se portas para a eventual captação de empresas para o Concelho servindo estas estruturas como elos de ligação privilegiados.


2 comentários a "Gabinete de Apoio ao Emigrante vai ser uma realidade em Carregal do Sal"

  1. Não era o Sr.José Cesário um dos maiores defensores de Canas a Concelho!

    • trata-se de um "poltico profissional" no topo da carreira, o resto serviu para progredir na mesma.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies