Nova descoberta arqueológica no Carregal

Foi descoberto mais um achado arqueológico no Concelho de Carregal do Sal.
Após a indicação por parte de um munícipe, o arqueólogo da Câmara deslocou-se ao local – sito nas Barcas, em Oliveira do Conde, e confirmou tratar-se de mais um testemunho arqueológico de outrora e que terá sido a – antiga ponte sobre o Rio Mondego.
Após competente investigação, Evaristo Pinto, arqueólogo da Autarquia, avança com a nova descoberta afirmando que “não poderá deixar de ser considerara a hipótese de se estar perante o que resta de uma das importantes travessias que ligava o território da Civitas de Viseu ao território da Civitas de Bobadela. Cf. (Alarcão,J.1988) e, cujo troço, referido por vários investigadores, passaria pelo actual território do concelho de Carregal do Sal. (vide Roteiro Arqueológico do Concelho de Carregal do Sal, 2005, pp. 38-51.” Um achado que faria a ligação ao que é hoje o atual território do Município de Carregal do Sal ao de Oliveira do Hospital.
Com a confirmação dos vestígios de três estruturas visíveis (…), tudo indica estarmos perante as bases (alicerces) de suporte de dois arcos de uma antiga ponte, provavelmente da época romana que vem enriquecer ainda mais o espólio arqueológico e patrimonial do Concelho de Carregal do Sal.




Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies